Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Série Oração do Cristão

07/06/2021

Série Oração do Cristão

Tantum ergo Sacramentum: Hino do Sacramento do Amor

Série Oração do Cristão - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nessa última quinta-feira, celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). Nela, faz-se memória da última Ceia, em que Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia para perpetuar o sacrifício redentor dado na cruz. Com essa grande celebração, testemunhamos a nossa fé na presença real e substancial de Cristo nas espécies eucarísticas.

 

A celebração de Corpus Christi é marcada também pela procissão e a bênção com o Santíssimo Sacramento. Ao final da procissão e antes da bênção entoa-se um hino eucarístico bastante conhecido, “Tão Sublime Sacramento” (Tantum ergo Sacramentum). Esse hino vem das duas últimas estrofes do Hino Eucarístico Pange Lingua, composto por São Tomás e é usado na Bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Dessa forma, São Tomás de Aquino, no século XIII, por ocasião da instituição da Solenidade de Corpus Christi, compôs, a pedido do papa Urbano IV, o Hino Pange Lingua, dedicado a exaltar o mistério do Corpo e do Sangue de Cristo. Desde então, esse hino foi se popularizando e é cantado nas igrejas no mundo inteiro. É considerado o mais bonito dos hinos compostos pelo Aquinate e um dos sete grandes hinos da Igreja Católica.

 

Além do mais, uma indulgência parcial é concedida aos fiéis que o recitam e uma indulgência plenária é concedida àqueles que o recitam na Quinta-feira Santa ou em Corpus Christi.

 

Tão sublime Sacramento
adoremos neste altar,
pois o Antigo Testamento
deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento
os sentidos completar.

 

Ao eterno Pai cantemos
e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos
a alegria do louvor.
Amém.

 

Essas duas estrofes do Hino Pange Lingua expressam a riqueza, a simplicidade e a profundidade com que São Tomás de Aquino compôs esse hino. Na primeira estrofe, o autor expressa a dignidade do Sacramento da Eucaristia: “Tão Sublime Sacramento”, que, entre os Sacramentos, tem a primazia e a sublimidade e recebe a nossa adoração. Assim, ele continua na mesma estrofe dizendo que venerem prostrados o grande sacramento: a Antiga Lei dá lugar ao Novo Rito, do pão e vinho feitos Corpo e Sangue.  E conclui com a afirmação de que a fé suplementa o que falta aos nossos sentidos humanos, demonstrando que o mistério eucarístico está além de nosso sentidos e capacidades humanas. Por isso, a fé é necessária para se adorar esse “tão sublime Sacramento”.

 

Na segunda estrofe faz-se a exaltação da Santíssima Trindade, mistério central de nossa fé e da vida cristã. Por esse mistério central compreende-se o mistério eucarístico, ao adorarmos ao Santíssimo Sacramento no Altar, estamos adorando ao Deus Uno e Trino. Com esse Hino compreende-se que São Tomás de Aquino quis nos apresentar uma das verdades da nossa fé, que é o Santíssimo Sacramento, em que adoramos ao Deus Uno e Trino e que, nas espécies eucarísticas, veneramos a presença real e substancial de Jesus, em seu corpo, sangue, alma e divindade.

 

Portanto, peçamos a Deus o dom da fé e que saibamos adorar ao Santíssimo Sacramento como deve verdadeiramente ser adorado. Que neste “tão Sublime Sacramento” contemplemos o Sacramento do Amor, que é a Santa Eucaristia, e o adoremos no Santo Altar do Sacrífico, em que se realiza e se atualiza a Nova e Eterna Aliança de Amor selada com o sangue do Cordeiro, Cristo Jesus.

 

Graças e louvores se deem a todo momento. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

 

Pe. Diêmersom Bento de Araújo

Confira aqui as orações anteriores:

 

1º - Pai Nosso, a oração do senhor

 

2º-  Ave-Maria, a oração de exultação e súplica

 

3º - Salve Rainha: a oração de quem confia sua vida à proteção da Virgem Maria

 

4º - Eu creio: a profissão de fé cristã

 

 - Santo Anjo do Senhor, companheiro de todo tempo

 

6º - “À vossa proteção”: a oração mariana mais antiga


7º - “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” A oração simples


8º - Como “coisa e propriedade” Vossa!

 

9º - Pelo sinal da Santa Cruz: Livra-nos do mal
 

10º - Ave Regina Caelorum: Oração, poesia e canção
 

11º - Ato de Contrição: Dor da alma e abominação do pecado
 

12º -Tão Sublime Sacramento: libertando o cristão da escravidão do pecado
 

13º - A oração do Regina Caeli
 

14º- Oração a São José dormindo
 

15º- Se Tu Queres, Jesus, Eu Também Quero”: “A oração que se tornou um ideal de vida”

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar