4. Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

15/06/2021

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

A Universidade Católica no coração do mundo – Jubilaeus Universitatis

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Por ocasião do Jubileu de Ouro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que aconteceu em 17 de outubro de 2009, nosso arcebispo Dom Washington Cruz escreveu a Carta Pastoral “A Universidade Católica no coração do mundo – Jubilaeus Universitatis”. No texto, o arcebispo que também é grão-chanceler da universidade, comentou que a Igreja Católica estava presente no campo da educação no mundo, naquele ano, com aproximadamente 250 mil instituições de ensino. Essa presença, sobretudo por meio das instituições de ensino superior, “tem a missão de formar uma pastoral da inteligência, que reúna mentes, potenciais de criatividade que existem nas diversas áreas das ciências, que se sintam autenticamente iluminados pelas verdades do Evangelho e pelo magistério da Igreja”.

Dom Washington mencionou a rica história da PUC Goiás, formada por tantos homens e mulheres que dedicaram e dedicam suas vidas, desde Dom Emanuel Gomes de Oliveira, passando pelo primeiro arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos e pelo seu antecessor Dom Antonio Ribeiro de Oliveira. Os Padres Jesuítas também são lembrados na Carta pela parcela de contribuição na criação, consolidação e gestão da universidade. Os 11 reitores que a universidade já teve, desde antes do título pontifício, também são citados e recebem o apreço e gratidão do arcebispo.

O Jubileu de 50 anos da fundação da PUC Goiás, conforme Dom Washington, foi o momento de resgatar a história, fazer agradecimentos, mas também de lembrar que a instituição “constitui uma riqueza para toda a arquidiocese”. É, ainda, a “face preferencial da Igreja na Educação Superior e no mundo da ciência. ” O autor da Carta Pastoral afirma que com o Direito Pontifício, adquirido em 2009, a universidade ampliou o seu espírito de colaboração entre as Universidades Católicas do mundo inteiro, aprofundou o senso de pertença à Igreja Arquidiocesana, mas também à Santa Sé como representante jurídica da Igreja em todo o mundo e, através dela, para todas as demais instituições congêneres.

Universidade comunitária
Outro ponto destacado por Dom Washington na Carta Pastoral e que poucos sabem é que a PUC Goiás não é uma universidade particular, mas comunitária. Ele esclarece o significa que título. “Distingue-se das universidades públicas por não ser estatal, pelo fato de a gestão não ser diretamente do governo e de não dispor de sustentação financeira do Estado. Distingue-se, também, das universidades privadas. Sua mantenedora aplica integralmente os recursos nas finalidades institucionais, seu patrimônio está a serviço da comunidade, os membros do plenário da mantenedora não são remunerados, é filantrópica e de fins não econômicos. Além desses aspectos legais, há também um contorno político-cultural que distingue nossa Universidade enquanto comunitária”.

A identidade católica da PUC Goiás sempre foi um ponto importante e indispensável para a vida desta universidade. A prova disso é que ela está inserida no coração da arquidiocese. Dom Washington faz questão de realçar como se dá essa unidade na prática. “Basta lembrar os diversos e cruciais momentos pelos quais passou a Igreja em nossa Arquidiocese, como o apoio aos movimentos sociais, a alfabetização de adultos, as campanhas da fraternidade e inúmeros outros eventos. Ao longo da história vivida por nossa arquidiocese, sempre esteve algum professor, funcionário, ou aluno da PUC-GO prestando assessoria, dando seu testemunho de presença fraterna e solidária, oferecendo o seu saber pelo bem de nossas comunidades. Exemplo disso são os próprios cursos de formação teológico-pastoral nas comunidades. Boa parte deles teve, no passado e ainda hoje, a certificação acadêmico-institucional da PUC Goiás”. Essa unidade e vínculo de catolicidade foi ainda mais evidenciada com a presença da Paróquia Universitária São João Evangelista, a partir de 2006.

Com relação à produção de conhecimento, o autor explica que a natureza católica da instituição não a desqualifica, nem torna sua missão acadêmica menor, pelo contrário: “Sermos de Cristo e de Sua Igreja torna a todos portadores de uma missão imensa, responsáveis pelo tesouro escondido que deva ser revelado (Mt 13,44)”. Ele ainda sublinha que a PUC Goiás é um celeiro de produção do mais elevado nível de conhecimento. Ele apresenta na Carta as centenas de cursos já consolidados da universidade naquele ano de 2009. Por fim, destacou que o Jubileu é momento da instituição se projetar para o futuro a partir dos três pilares propostas para vivenciar naquela importante data: a acolhida, a esperança e a verdade.

Leia Carta Pastoral na íntegra, clique aqui

Fúlvio Costa

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia

2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão

3ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja em Goiânia

4ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Eucaristia: escola de amor ao próximo

5ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Dia do Senhor – a festa do Reino

6ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Ensinai a todos os povos: a educação católica na Arquidiocese de Goiânia

7ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Transformar as espadas em arados!

8ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Sínodo Arquidiocesano: “o amor de Cristo nos uniu!”