4. Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

22/03/2021

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

A evangelização na Arquidiocese de Goiânia

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A  Arquidiocese de Goiânia e a Catedral Metropolitana dão início à série especial Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz. Esta primeira publicação traz trecho de sua Carta “A Evangelização na Arquidiocese de Goiânia”, publicada em 2007. No documento, nosso arcebispo aborda os eixos da ação evangelizadora em nossa Igreja particular, destacando as exigências dessa ação, que requerem o anúncio de Jesus Cristo como nosso Salvador, além de testemunho e serviço da caridade. "O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio" (Gl 5, 22). São coisas, assim, que mais fazem falta no mundo atual", afirma Dom Washington, na página 16 e nº 30 da carta.

O arcebispo também faz um cruzamento entre a história e o presente, apontando os eixos da ação evangelizadora na Arquidiocese, destacando que essa peregrinação histórica da Igreja em Goiânia começou há cinquenta anos. “Ao longo desse peregrinar, a Igreja Arquidiocesana foi adquirindo uma identidade eclesial própria. Destaco alguns dos eixos, frutos da ação do Espírito Santo na história da Arquidiocese e ao redor dos quais se organizou a ação pastoral da Igreja em Goiânia”. Os eixos destacados por Dom Washington são os seguintes:

Amor aos irmãos, sobretudo aos pobres e aos que sofrem;

Educação, cultura e comunicação, através dos seus vicariatos ambientais, bem como da PUC Goiás e dos institutos de filosofia e teologia presentes em nossa Igreja particular;

Profetismo, pois a Igreja de Goiânia ao longo dos anos sentiu-se interpelada a tomar posição de forma firme e coerente, de modo especial através dos arcebispos Dom Fernando Gomes e Dom Antônio Ribeiro;

Reforma litúrgica, outro eixo da renovação da Igreja em Goiânia que, conforme Dom Washington, deu à Arquidiocese a consciência de se assumir como comunidade orante, situando, progressivamente, a oração comunitária como autêntica oração da Igreja e foco inspirador da oração pessoal;

Folheto litúrgico Comunhão e Participação, que é um precioso instrumento de unidade litúrgica que, por meio do qual “a Igreja tenta ser fiel à sua tradição mais original e embrionária e, ao mesmo tempo, às necessidades pastorais dos novos tempos.”

Para baixar a  Carta Pastoral A Evangelização na Arquidiocese de Goiânia, clique aqui

Fúlvio Costa