4. Leitura Orante

Leitura Orante

3º Domingo da Páscoa

Leitura Orante - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“VÓS SEREIS TESTEMUNHAS DE TUDO ISSO”

Irmãos e irmãs, celebramos hoje o Terceiro Domingo da Páscoa. O Evangelho deste domingo nos mostra a alegria que os primeiros discípulos vivem com a notícia da ressurreição de Jesus. O Evangelho é continuação da narrativa dos discípulos de Emaús, em que eles reconhecem Jesus no partir do pão.

Os dois discípulos estão testemunhando aos outros a ressurreição de Jesus, quando o próprio Jesus aparece no meio deles. Interessante é que mesmo diante da notícia da ressurreição eles ainda espantam com a aparição de Jesus. Eles ficam com medo. Mas o medo logo é dissipado, na medida em que vão percebendo que é realmente o Ressuscitado diante deles. O encontro com o Ressuscitado transforma os discípulos, desperta neles o amor ardente que  os impulsiona para a missão.

Após esclarecer as Escrituras para os discípulos, Jesus proclama: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”. É nessa convocação de Jesus que está enraizada a nossa fé. Os apóstolos, a partir desse encontro com Jesus Ressuscitado, saem para anunciar o Reino de Deus.

Na primeira leitura, vemos que Pedro ao dirigir-se ao povo apresenta-se como testemunha da Ressurreição. O Catecismo da Igreja Católica afirma que o sacramento da confirmação nos faz testemunhas de Cristo. Assim, também nós somos chamados a testemunhar o Ressuscitado. A alegria que vivemos neste tempo pascal precisa ser anunciada com o mesmo ardor presente no  coração dos discípulos de Emaús. É preciso que a alegria da Páscoa dissipe também em nós o medo, a incompreensão, as incertezas, para que possamos resplandecer na alegria do Ressuscitado. Assim canta o Salmista, na terceira estrofe: “Muitos há que se perguntam: quem nos dá felicidade? Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!”.

A ressurreição de Jesus Cristo é a nossa felicidade, é a razão da nossa fé. É em nome do Ressuscitado que chega para nós o anúncio da conversão e do perdão dos pecados. O anúncio do Reino de Deus que chegou até nós veio do testemunho Apostólico.

Desse modo, precisamos de uma sincera conversão para que sejamos, também nós, capazes de testemunhar o Ressuscitado e de anunciar a verdadeira felicidade, que nos é dada por Cristo, Caminho, Verdade e Vida. O encontro com Cristo Ressuscitado nos dá a verdadeira alegria. O amor de Deus nos transforma e nos capacita para sermos testemunhas e missionários da verdadeira paz.

Que a alegria do Ressuscitado seja sempre fonte e força, para testemunharmos a nossa fé. Deixemo-nos ser encontrados pelo Ressuscitado, guardando os seus Mandamentos e a Sua Palavra, para que o amor de Deus possa gerar em nós bons frutos e um testemunho verdadeiro.

Leituras: At 3,13-15.17-19; Sl 4,2.4.7.9; 1Jo 2,1-5; Lc 24, 35-48.

Givaldo Souza Cortes
Seminarista da Etapa Configurativa, da Arquidiocese de Goiânia.
Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, Goiânia-GO.