4. “EU SOU O BOM PASTOR”

“EU SOU O BOM PASTOR”

4º DOMINGO DA PÁSCOA

“EU SOU O BOM PASTOR” - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Irmãos e irmãs, celebramos hoje o Quarto Domingo da Páscoa. O Evangelho deste domingo nos mostra Jesus afirmando que ele é o Bom Pastor. Muitas vezes a figura do pastor aparece nas Sagradas Escrituras. Citemos três momentos: No Livro do Gênesis observamos a figura de Abel, Filho de Eva. Ele era um pastor e fez uma oferenda que agradou ao Senhor; No primeiro livro de Samuel 16, 11, se observa a figura do pastor que foi o Rei Davi; O Salmo 23, que, por sua vez, apresenta o Senhor como o Bom Pastor que não deixa que falte nada em nossa vida.

Interessante perceber as características desses pastores com o Bom Pastor que é Jesus. O Senhor, assim como Abel faz uma oferenda que agrada ao Pai. Porém, essa oferta é a sua própria vida. Já em Davi, que é rei, notamos tal semelhança em Jesus, que é Rei de todo o Universo. Quanto ao Salmo, sabemos que Jesus é esse Pastor com todas essas atitudes de cuidado listadas.

Jesus é o Pastor e nós somos as suas ovelhas. Podemos perceber alguns verbos que mostram o amor e o cuidado desse Pastor por cada um de nós. O primeiro que destacamos é o conhecer. Jesus nos conhece. Acompanha toda a nossa história, como diz o Salmo 138: “Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos. Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis”.

Outro verbo é o conduzir, que também observamos no Salmo 23, citado anteriormente. Além de Jesus nos conhecer, ele nos conduz. Não nos abandona de maneira alguma. O próximo é o verbo dar. Ele dá a sua vida pelas ovelhas. Amor que não tem limites. São João Paulo II disse em uma de suas homilias sobre esse Evangelho, que Jesus traz um elemento totalmente novo a respeito dele como Bom Pastor que é o de dar a sua vida. Desse modo, além de Jesus possuir os elementos belos que um pastor carrega consigo, tem também a característica de doar a vida.

Por último, trazemos o verbo importar. Podemos, com toda a certeza, afirmar que todas essas palavras que citamos nos mostram que Jesus se importa com cada uma de suas ovelhas que somos nós.

Nesse 4º Domingo, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, somos convidados a pedir para Jesus, Bom Pastor e dono da messe, que envie mais trabalhadores para ela. Lembremos de cada um dos jovens que, deixando suas casas, famílias e projetos, doam tudo o que tem e todas as suas capacidades para poderem ser pastores como Jesus. Rezemos por eles para que o Senhor dê a graça da perseverança, e para que também continue chamando mais jovens para ouvirem a Sua voz e se deixarem conduzir para um caminho de consagração e doação a Ele. Peçamos a Nossa Senhora, Mãe e Rainha das Vocações, que interceda ao seu Filho, Bom Pastor, para que possamos escutar a voz de Seu Filho e nos deixarmos ser guiados por Ele. Amém.

Leituras: At 4,8-12; Sl 117(118),1.8-9.21-23.26.28cd.29; 1Jo 3,1-2; Jo 10,11-18.

Marcello Matos Marreiro
Seminarista da Etapa Configurativa, da diocese de Ipameri.
Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, Goiânia-GO.