4. Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

14/04/2021

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

Eucaristia: escola de amor ao próximo

Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Dom Washington Cruz publicou sua segunda Carta Pastoral Eucaristia: escola de amor ao próximo, no início do Tempo do Advento de 2004. Naquela ocasião, ele disse no documento que Jesus nos convida a abrir os nossos corações e a receber sua salvação. “Ele vem a nós, ele vem partilhar a nossa vida, ele virá um dia para fazer deste mundo um mundo de amor, de paz e de luz.” Enquanto esperamos, contudo, precisamos rezar para que seu amor, sua paz e sua luz, pela Sagrada Eucaristia, transformem agora nossas vidas e a de todos os nossos irmãos.

O Ano da Eucaristia, proclamado por São João Paulo II e iniciado com o 48º Congresso Eucarístico Internacional, que aconteceu em Guadalajara, no México, em 2004, é citado na carta pastoral como uma motivação a mais de conversão e redescoberta do amor de Deus para os católicos na Arquidiocese de Goiânia. Esse ano de graça junto com as diversas cartas apostólicas em preparação ao grande Jubileu do Terceiro Milênio, que aconteceu anos antes, conforme Dom Washington, foram iniciativas que fortaleceram o empenho da Igreja no Brasil em seu Projeto Nacional de Evangelização “Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida”.

O referido projeto da Igreja no Brasil é um destaque da carta pastoral e Dom Washington exorta o povo de Deus na Arquidiocese a se empenhar decididamente nessa iniciativa. “Sirvo-me desta oportunidade que nos é dada pelo Santo Padre, para refletir com todos sobre a Eucaristia e suas implicações nos objetivos do projeto, certo de que o Espírito Santo veio em nosso socorro com este Ano da Eucaristia para que melhor o desenvolvêssemos”, exortou. Com relação ao tema “Escola de amor ao próximo”, título da carta pastoral, o arcebispo explica que a Eucaristia é a centralidade da nossa vida e do amor aos irmãos. “A promoção da pessoa humana e de sua dignidade deve, sem dúvida, ser feita com os recursos materiais e morais ao alcance da comunidade. O cristão que se empenha nesse esforço em favor do irmão já está, assim, testemunhando seu amor, mas deve também se alimentar na Palavra e na Eucaristia para mais eficazmente transmitir em seu labor o Amor do Pai àquele que sofre.”

Todo o conteúdo da carta pastoral gira em torno do Projeto Nacional de Evangelização e Dom Washington faz questão de expressar os objetivos dele para a conversão pessoal e a renovação das comunidades. “A renovação da comunidade, colocada como um dos objetivos do Projeto, também se verifica com a Eucaristia. A comunidade se renova com a conversão de seus membros e com o amor recíproco que assegura entre eles a presença de Jesus”, pontua. Ao fim da carta, o arcebispo apresenta algumas sugestões concretas para um engajamento de todos no espírito do projeto. A seguir, apresentamos algumas delas.

– Recuperar e fomentar a formação de pequenos grupos para a escuta da Palavra, oração e estudo, em famílias e mesmo nas escolas, na própria igreja e nos centros comunitários.

– Haja um trabalho engenhoso da parte de todos, a fim de facilitar o acesso às Sagradas Escrituras. Que todo católico posa ter sua Bíblia [...].

– Em todas as nossas comunidades, criemos frequentes momentos de silêncio, oração e adoração diante de Jesus no Santíssimo Sacramento, para crianças, jovens e adultos.

– Na catequese, em todos os níveis, programar e desenvolver um trabalho de conscientização sobre a presença de Jesus na Eucaristia.

Para baixar a  Carta Pastoral Eucaristia: Escola de Amor ao Próximo, clique aqui

Fúlvio Costa

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia

2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão