3. Vida Cristã

O Presbitério

Série Espaços Litúrgicos

O Presbitério - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Aqui no Vida Cristã, iremos apresentar  uma série de textos falando sobre os espaços litúrgicos: para que serve, qual o significado. O padre José Luiz da Silva, reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, irá nos ajudar a entender cada espaço dentro das nossas igrejas.

O formador, que também é um dos cerimoniários das grandes celebrações em nossa Igreja particular, começa sua explicação citando a Introdução Geral do Missal Romano que, em seu número 295, explica: “o presbitério é o lugar onde sobressai o altar, onde se proclama a palavra de Deus e onde o sacerdote, o diácono e os outros ministros exercem as suas funções. Deve distinguir-se oportunamente da nave da igreja, ou por uma certa elevação, ou pela sua estrutura e ornamento especial. Deve ser suficientemente espaçoso para que a celebração da Eucaristia se desenrole comodamente e possa ser vista”.  É no presbitério que fica o altar, a mesa da palavra, a cadeira do presidente da celebração e também é onde se sentam os outros padres que estão concelebrando, os diáconos e os ministros extraordinários.

O padre José Luiz explica, ainda, que existe outro significado para a palavra presbitério. Além de denominar um espaço litúrgico, ela significa também o conjunto de padres de uma Igreja particular. Portanto, quando falamos “o presbitério da Arquidiocese de Goiânia”, é o mesmo que dizer “os padres da Arquidiocese de Goiânia”.