4. O Batistério e a Fonte Batismal

O Batistério e a Fonte Batismal

Série Espaços Litúrgicos - Parte 07

O Batistério e a Fonte Batismal - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Continuando a nossa Série Espaços Litúrgicos, hoje, vamos falar do batistério. Na Introdução do Rito para o Batismo (RB, 25) afirma-se que: “O batistério, ou lugar onde a fonte batismal jorra água ou está colocada, seja destinada exclusivamente para o rito do batismo”. Trata-se de um espaço digno, situado “em alguma capela dentro ou fora do recinto da igreja” (RB, 25). Segundo o guia litúrgico da CNBB, “o lugar da fonte batismal deve ser pensado em conjunto com os outros espaços, manter sempre a conexão com o espaço da celebração eucarística, mas não colocado no presbitério” (GLP, pág. 106).

A fonte batismal segue também a conexão com o espaço da celebração eucarística. A sua confecção deve expressar o que significa. Por isso, consultar a história da arte litúrgica pode ser um bom caminho para pensar esse lugar onde os cristãos renascem pela água e pelo Espírito Santo (RB, 25). Esse lugar também pode ser chamado de capela do batismo. Orienta-se que seja um lugar amplo que facilite a visibilidade do povo, bem como a sua boa participação (RB, 25). Pelo batismo renascemos para Cristo, somos resgatados e adotados como filhos de Deus e inseridos no corpo místico de Jesus Cristo, que é a Igreja. Para curiosidade, deixo duas perguntas: você sabe em qual paróquia foi batizado? Você sabe qual foi o dia do seu batismo?
Que o Senhor nos ajude a honrar esse dia em que renascemos para Deus.

*IGMR Instrução Geral do Missal Romano

Pe. José Luiz da Silva