Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Cadeira para o sacerdote, celebrante e outras cadeiras

04/08/2020

Cadeira para o sacerdote, celebrante e outras cadeiras

Série Espaços Litúrgicos - Parte 05

Cadeira para o sacerdote, celebrante e outras cadeiras - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em nosso último encontro, falamos sobre a cruz e seu significado. Continuando a nossa Série Espaços Litúrgicos, nesta edição, vamos falar sobre a cadeira do presidente da celebração.

 

Quero ainda lembrar que estamos falando do espaço litúrgico chamado presbitério. Todos os símbolos que nós já comentamos são colocados sobre o presbitério. Também no presbitério irá a cadeira do padre, presidente da celebração, bem como as cadeiras dos padres concelebrantes e diáconos. “A cadeira do sacerdote celebrante deve manifestar a função deste de presidir a assembleia e dirigir a oração” (IGMR, 310).

 

A Igreja orienta que o lugar apropriado da cadeira presidencial é atrás do altar, “a não ser que a estrutura do edifício sagrado ou outras circunstâncias o impeçam” (IGMR, 310). O lugar da presidência deve facilitar a comunicação entre o padre e o povo.

 

Caso o tabernáculo fique atrás do altar, a cadeira presidencial deve ficar em outro lugar adequado. Essa cadeira não deve ser imitação de um trono, aliás a Igreja pede para evitar: “Evite- se toda espécie de trono. Antes de ser destinada ao uso litúrgico, convém que se faça a bênção da cadeira da presidência” (IGMR, 310).

 

A forma da cadeira cria uma unidade com a mesa da Eucaristia e a mesa da Palavra. Para reforçar o princípio de unidade, ela nunca está sozinha, mas ladeada com outros assentos para os concelebrantes, diáconos e demais ministros (GLP), segundo prescrevem os ritos.

 

*IGMR - Instrução Geral do Missal Romano 

 

Pe. José Luiz da Silva

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar