Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. O Átrio da Igreja

09/09/2020

O Átrio da Igreja

Série Espaços Litúrgicos - Parte 09

O Átrio da Igreja - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na última Série Espaços Litúrgicos, falamos do espaço do Povo de Deus que deve ser preparado com zelo. Hoje, vamos falar sobre o átrio. O que é o átrio? Trata-se de um espaço adequado para acolher as pessoas, os fiéis. O átrio antecede a porta principal da igreja. É a antessala da nave da igreja. O átrio exerce uma função importante, pois nele as pessoas têm a possibilidade de se encontrar e conversar antes de entrar no templo. Logo, ele tem a função “de acolher, recepcionar, preparar, predispor, informar e fazer a transição” (GLP, 101). É importante dar ênfase nesse aspecto de “fazer a transição”. Trata-se de perceber que ao chegar no átrio eu estou à porta de um lugar sagrado. Fazer a transição da experiência com as pessoas na entrada e com Deus no espaço sagrado, onde todos olham para uma mesma direção.

 

O átrio não é lugar de festa, mas é o lugar do encontro. Nesse sentido, precisa ter cuidado para não atrapalhar aqueles que já estão dentro da igreja. Em muitas comunidades, principalmente as mais pobres, no final da Santa Missa, mesmo fechando a igreja, sempre fica um grupo de pessoas conversando na porta. É uma experiência magnífica que, infelizmente, a cultura do medo e da indiferença não permite mais. O átrio também serve para fixar um mural com avisos, cartazes de atividades pastorais e ações de caridade.

 

 

Pe. José Luiz da Silva
Reitor do Seminário São João Maria Vianney

 

Série Espaços Litúrgicos: 

O Presbitério - Parte 01

O Altar - Parte 02
Mesa da Palavra (Ambão)  - Parte 03
A Cruz - Parte 04
Cadeirapara o sacerdote, celebrante e outras cadeiras - Parte 05
O Tabernáculo (Sacrário) - Parte 06
O Batistério e a Fonte Batismal- Parte 07
O lugar da Assembleia - Parte 08

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar