Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. O Fragmento da Coroa de Espinhos

05/05/2023

O Fragmento da Coroa de Espinhos

O Fragmento da Coroa de Espinhos - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

A Catedral de Notre Dame, exemplo genuíno da arquitetura gótica, é guardiã de relíquias preciosas do cristianismo. Dentre essas relíquias, destaca-se o fragmento da Coroa de Espinhos que foi cravada na cabeça de Jesus durante o seu flagelo.  Segundo a tradição, os discípulos recolheram a coroa de espinhos e a levaram para o Monte Sinai em Jerusalém, onde ficou até o 1603. Com a consolidação do cristianismo como religião oficial do Império Romano, a relíquia foi levada para Constantinopla, onde ficou sobre a guarda dos Imperadores Bizantinos.

 

Em 1238, o rei Luiz XV conseguiu levar a relíquia para a França, sendo recebida em Paris com honras de estado e levada até a Catedral de Notre Dame, até que a capela real, a igreja Saint-Chapelle, fosse construída para abrigar a relíquia.

 

Com a revolução francesa, a capela real foi bastante danificada se tornando insegura para guardar e proteger a relíquia da Paixão de Cristo. Assim, o objeto sacro foi novamente conduzido para a Catedral de Notre Dame, onde ficou até a 15 de abril de 2019, data do terrível incêndio que destruiu uma parte significativa deste edifício religioso.

Por anos os fiéis puderam venerar a relíquia da Paixão de Cristo, devidamente protegida por um tubo fino de cristal e ouro, na primeira sexta-feira de cada mês. No tempo quaresmal, sua exposição acontecia todas as sextas-feiras e na Sexta-Feira da Paixão. Na quaresma deste ano, a tradição foi retomada e os fiéis puderam venerar a preciosa relíquia na igreja de Saint-Germain-I’Auxerrois.

 

No dia 13 de abril de 2023, os fiéis puderam acompanhar pela TV e pela internet, a simbólica e singela cerimônia de veneração da Santa Coroa, realizada pelo o arcebispo de Paris, D. Michel Aupeti e mais seis pessoas, dentro da Catedral de Notre Dame.

 

As obras de restauração continuam na catedral de Notre Dame e a relíquia está sob a guarda do Museu do Louvre.
 

Você pode acompanhar parte da cerimônia de veneração clicando aqui

 

 

Fabiana Longhi
Arquiteta Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado
@longhiarquitetura

 

 

 

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar