4. 3º Ano Vocacional no Brasil

18/11/2022

3º Ano Vocacional no Brasil

A Igreja nos convida a rezar e pedir santas e numerosas vocações

3º Ano Vocacional no Brasil - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja no Brasil abrirá, no próximo fim de semana, o 3º Ano Vocacional no Brasil. A abertura oficial acontecerá em dois momentos: o primeiro será uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Santuário Nacional de Aparecida às 16h30; e no segundo momento, a celebração da Santa Missa às 18h, no Santuário Nacional, que será presidida por Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo-RS e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados da CNBB.

A abertura oficial acontecerá em nível nacional no sábado, já que no domingo, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, os bispos devem abrir solenemente este ano, em que a Igreja do Brasil volta mais uma vez o seu olhar para viver e rezar por santas e numerosas vocações em suas dioceses.

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, tirado do Evangelho de São Lucas 24,32-33, o Ano Vocacional se estende da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo de 2022 até a mesma solenidade no ano de 2023, no dia 26 de novembro.

Este ano foi convocado para que haja uma concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e por ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações.

A proposta teve aprovação unânime dos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir desse momento, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões, a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade.

O texto-base afirma que o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de n. 78.

Para vivenciarmos este ano, precisamos encarar o desafio de uma espiritualidade, pois “vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é ‘espiritualidade’ como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”.

Para bem vivermos este 3º Ano Vocacional é importante também conhecer os temas e o objetivo dos outros dois anos que aconteceram em 1983 e em 2003.

1º Ano Vocacional do Brasil

Teve como tema “Vem e Segue-me”, fazendo menção ao convite que o Senhor fez aos seus discípulos e faz a cada um de nós ainda hoje. Com o lema “Eu conto com você”, o cartaz traz uma imagem de Jesus apontando o dedo para quem o olha e quer mostrar que é conosco que o Senhor conta, cada um com sua vocação.

2º Ano Vocacional do Brasil

Aconteceu em 2003 e teve como tema “Batismo fonte de todas as vocações”. O lema foi retirado do Evangelho de São Lucas 5,4: “Avancem para águas mais profundas”, no qual Jesus convida seus primeiros discípulos.

Como será vivido o Ano Vocacional em nossa Arquidiocese

Em nossa Arquidiocese o Ano Vocacional será aberto no domingo, 20 de novembro, com um dia intenso de programações.

7h – Santa Missa na Catedral

Dom João Justino

14h às 17h – Jornada Arquidiocesana da Juventude

Santuário-Basílica Sagrada Família

17h – Santa Missa no Santuário-Basílica Sagrada Família

Dom João Justino

18h – Procissão Luminosa saindo do Santuário-Basílica Sagrada Família até a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Durante todo o ano teremos diversos eventos, clique aqui e veja a programação.

A Pastoral Vocacional escolheu alguns santos patronos aos quais devemos pedir a intercessão para vivermos a nossa vocação, não só durante este ano, mas a vida toda.

São José e Nossa Senhora Auxiliadora: Patronos de todas as Vocações.

São Luís Martin e Santa Zélia: Patronos das Famílias e dos Leigos.

Beata Isabel Cristina: Patrona da Juventude

São João Maria Vianney: Patrono das Vocações Sacerdotais.

Santa Teresinha do Menino Jesus: Patrona dos Missionários e das Vocações Religiosas.

Marcos Paulo Mota