Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. 3º Ano Vocacional no Brasil na Arquidiocese

01/11/2022

3º Ano Vocacional no Brasil na Arquidiocese

Confira a Programção em nossa Arquidiocese

3º Ano Vocacional no Brasil na Arquidiocese - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em abril deste ano, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

 

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as sugestões e reflexões nas várias reuniões, a Comissão escolheu e divulgou nesta terça-feira, 13 de julho, como tema do Ano Vocacional 2023 “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

 

A escolha do tema e lema

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.
 

Já o texto bíblico iluminador Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.
 

Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade.
 

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

 

Programação do 3º Ano Vocacional do Brasil na Arquidiocese de Goiânia

 

Novembro de 2022

20 – Domingo – Dia de Jesus Cristo Rei do Universo
Abertura do Ano Vocacional na Arquidiocese de Goiânia

7h – Santa Missa presidida por Dom João Justino – Catedral Metropolitana.
14h às 17h – Jornada Arquidiocesana da Juventude – Santuário Sagrada Família.
17h – Santa Missa presidida por Dom João Justino – Santuário Sagrada Família.
18h – Procissão Luminosa – Saindo do Santuário-Basílica Sagrada Família em direção a Paróquia Auxilio dos Cristãos.

 

 

Janeiro de 2023
28 – Sábado – Dia de Santo Tomás de Aquino
Encontro de Formação e Preparação para o Ano Vocacional com todos os grupos da Pastoral Familiar Arquidiocesana.

 

Fevereiro de 2023
No mês de fevereiro, teremos um Encontro Arquidiocesano com as Pascons da Arquidiocese de Goiânia com propostas de atividades para o Ano Vocacional.
 

25 – Sábado – Lectio Divina
A Lectio Divina 2023, acontecerá simultaneamente em 5 Paróquias, com plantões vocacionais. No encerramento da Lectio Divina, acontecerá uma Peregrinação entre as Igrejas.

26 – Domingo
Encontro de Formação para a criação de Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP´s)
Cada Paróquia enviará dois membros que serão responsáveis pelo Serviço de Animação Vocacional em suas paróquias.

 

 

Março de 2023

 04, 11, 18 e 25 – Sábado/ Quaresma – Lectio Divina

 

Abril de 2023

01 – Sábado – Sábado/ Quaresma – Lectio Divina

 

29 e 30 – Domingo do Bom Pastor – Dia de “Portas Abertas”

Neste final de semana diversas Casas Religiosas, Congregações, Seminários e Comunidades de Vida, estarão com suas portas abertas para receber a visita de todos aqueles que tenham curiosidade e queiram conhecer um pouco mais das casas de formação presentes em nossa arquidiocese.

A lista com endereços e especificações de horários estará disponível em nossos meios de comunicação.

 

Junho e Julho de 2023

Festa do Divino Pai Eterno

No primeiro sábado da Novena do Divino Pai Eterno, teremos a Romaria Vocacional do Regional Centro Oeste. As dioceses que compõem o Regional, concentrarão suas romarias vocacionais neste mesmo dia.

 

Outubro de 2023

12, 13 14 e 15 – Festa de Nossa Senhora Aparecida
“Jovens em Missão” - A arquidiocese de Goiânia, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Serviço de Animação Vocacional do Regional Centro Oeste (SAV) organizarão em conjunto uma experiência de Missão nas diversas paróquias que compõem a arquidiocese.  Jovens das diversas paróquias e comunidades religiosas serão enviados para uma experiência de missão podendo experimentar um modo tão concreto a alegria de levar a Palavra de Deus e exercer a caridade.

 

Novembro de 2023

25 – Sábado – Vésperas do Dia de Jesus Cristo Rei do Universo
Encerramento do Ano Vocacional na Arquidiocese de Goiânia
Festival Vocacional com apresentações musicais, estandes vocacionais, palestras, pregações, concursos musicais, gincanas e atendimentos vocacionais durante todo o evento (padres, religiosos e casais).

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar