3. Vida Cristã
  4. Tempo Comum nos leva a valorizar o tempo que Deus nos concede

16/01/2023

Tempo Comum nos leva a valorizar o tempo que Deus nos concede

Tempo Comum nos leva a valorizar o tempo que Deus nos concede - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

O Tempo Comum é o período mais extenso do ano litúrgico. A Instrução Geral do Missal Romano, a nossa fonte principal de pesquisa quando falamos de liturgia, números 43 e 44, nos diz que: “Além dos tempos que têm característica própria, restam no ciclo anual trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais não se celebra nenhum aspecto especial do mistério do Cristo; comemora-se nelas o próprio mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. Este período é chamado Tempo Comum, que começa na segunda-feira que segue ao domingo depois do dia 6 de janeiro e se estende até a terça-feira antes da Quaresma inclusive; recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º domingo do Advento”.

Este tempo é dividido em duas partes, a primeira tem início no dia seguinte à Festa do Batismo do Senhor, indo até a terça-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas, com seis semanas neste ano de 2023. Dentro desta primeira parte celebraremos duas festas importantes da Igreja, a Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro, e a Festa da Apresentação do Senhor, no dia 2 de fevereiro.

A segunda parte do Tempo Comum é a mais longa. Começa na segunda-feira depois do Domingo de Pentecostes, encerrando no sábado que antecede ao 1° Domingo do Advento, quando um novo Ano Litúrgico começa.

Essa segunda parte do Tempo Comum é compreendida em 22 semanas e dentro delas celebraremos algumas solenidades e festas como: no final de maio, a Festa da Visitação da Nossa Senhora; em junho, a Solenidade da Santíssima Trindade, a Solenidade da Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e a Solenidade do Nascimento de São João Batista; em julho, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, a Festa de São Tomé, a Festa de Santa Maria Madalena e a Festa de São Tiago; em agosto, a Festa da Transfiguração do Senhor, a Festa de São Lourenço, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e a Festa de São Bartolomeu; já no mês de setembro, celebramos a Festa da Natividade de Nossa Senhora, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, a Festa de São Mateus e a Festa dos Santos Arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael; no mês de outubro, celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, a Festa de São Lucas e de São Simão e São Judas; em novembro temos a Solenidade de Todos os Santos, a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e a Festa de Santo André.

Durante o Tempo Comum algumas festas e solenidades podem cair no domingo. As festas e solenidades do Senhor têm precedência aos domingos do Tempo Comum, porém algumas festas de Nossa Senhora e Santos que caírem no domingo são omitidas.

No Tempo Comum a Igreja se veste de verde. Neste período, promove-se uma espiritualidade de escuta da Palavra de Deus, já que o principal aspecto deste tempo é o Anúncio do Reino de Deus.

Segundo o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, “O Tempo Comum pode nos levar a refletir sobre a espiritualidade desse tempo do ano e sobre o sentido do tempo como dom de Deus. No Ano Litúrgico, como em nossa vida, existem tempos fortes de festa e tempos ordinários, comuns. Mas, como fazer com que no Tempo Comum não caiamos em tempo de rotina? Primeiramente, devemos alimentar nossa vida naquela fonte rica dos tempos fortes que celebramos. Cristo quer encarnar-se cada dia através dos tempos”.

Marcos Paulo Mota