Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. Um Tesouro Musical

09/03/2023

Um Tesouro Musical

Um Tesouro Musical - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

O alemão Arp Schnitger (1648-1719) é considerado o maior e mais influente construtor de órgãos de tubos de todos os tempos. Fabricou mais de 170 órgãos, que podem ser encontrados em igrejas da Europa, Rússia e Brasil.

 

A cidade histórica de Mariana, a primeira capital do estado de Minas Gerais, abriga esse tesouro musical de inestimável valor. Os fiéis, ao adentrarem a igreja de arquitetura colonial, a Catedral Nossa Senhora da Assunção, também conhecida como a Catedral da Sé, sobre os bancos à direita, verão o órgão de tubos ARP Schnitger.

 

Baseando-se na figura do anjo central que o decora, o instrumento foi construído em 1701 para uma igreja franciscana em Portugal. Em 1741, foi colocado à venda e adquirido pelo rei D. João V para presentear a recém-criada Diocese de Mariana. Em 16 de outubro de 1752, o órgão, abrigado em 18 caixões e 10 embrulhos grande e pequenos numerados, desembarca no porto do Rio de Janeiro e sobre lombos de animais, chega ao seu destino, a igreja matriz de Mariana, em 26 de novembro. O órgão é composto de 12 registros, 2 teclados e 1 fole e foi instalado em 1753, na varanda, anexa à lateral do coro, construída por Francisco José Lisboa, pai do escultor Aleijadinho.

Os registros históricos revelam que desde a sua instalação a atividade musical foi intensa e rica. Toda essa memória musical está abrigada no Museu da Música, no antigo Palácio Episcopal da cidade.

 

Na década de 1930, o órgão parou de funcionar, sendo reparado na década de 1970 após pesquisas sobre sua procedência que revelaram a obra prima que é esse instrumento. Entre 1980 a 1984 o órgão de tubos foi restaurado em Hamburgo, Alemanha. A última ação de conservação do instrumento ocorreu entre 2019-2022, durante o processo de restauração da igreja Catedral.

 

Considera-se o exemplar de Arp Schnitger mais bem conservado e ele pode ser apreciado nos consertos regulares promovidos pela Catedral.

 

Fabiana Longhi
Arquiteta Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado

 

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar