Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. O Edifício Religioso e suas Curiosidades

18/10/2021

O Edifício Religioso e suas Curiosidades

A Igreja da Sagrada Sabedoria, convertida em Mesquita

O Edifício Religioso e suas Curiosidades - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

Na capital da Turquia, Istambul, encontramos o maior exemplar da arquitetura bizantina, o templo dedicado à Sagrada Sabedoria ou Divina Sabedoria, a Igreja de Santa Sofia. Essa obra prima arquitetônica foi construída no império de Justiniano, que não poupou despesas para a execução da obra.  “Uma equipe de 10 mil operários trabalhou durante cinco anos para construir a imensa igreja quadrada, coroada por uma enorme cúpula − a maior que o mundo jamais havia visto” (HII, Jonathan, 2008).

 

Em seu interior temos acabamentos e colunas em mármore. Os mosaicos folheados a ouro, prata, vidro, terracota e pedra colorida com temas diversos: motivos florais, geométricos e cruzes nas abóbadas; figuras humanas como a da Virgem Maria com o Menino, o Arcanjo Gabriel e Miguel e os retratos imperiais. “[Hagia Sofia] é notavelmente cheia de luz e de raios de Sol. Poder-se-ia dizer que o lugar não é iluminado pelo Sol que vem de fora, mas que os raios são criados por si mesmos, tanta luz derramada dentro deste templo... Quando entras neste edifício para rezar, sentes que não é obra de poder humano... A alma, elevando-se do céu, imagina que aqui Deus está próximo e que Ele se rejubilou nisso: a casa que Ele escolheu” (HII, Jonathan, 2008).

Com a tomada de Constantinopla (hoje Istambul) pelos turcos, a Igreja de Santa Sofia foi preservada e convertida em templo islâmico. No lugar do altar foi erguido um local de oração, orientado para leste, em direção à Meca. Todos os ícones de figuras humanas foram tampados com uma grossa camada de reboco, por serem considerados uma blasfêmia e foram introduzidos símbolos e textos islâmicos.

Em 1931, o templo foi secularizado e passou por uma restauração, todo o reboco que cobria os mosaicos de figuras humanas foi retirado. Em 1934, foi declarado como museu, o que permitia a sua visitação até o ano passado, quando esta declaração foi revertida pelo Tribunal Turco. Hoje, a Igreja de Santa Sofia é a Mesquita de Santa Sofia.

 

Fabiana Longhi
Arquiteta
Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi Arquitetura – Arquitetura do Sagrado

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar