Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Vida Cristã
  4. Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja

16/09/2020

Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja

Formação qualificada, para responder aos desafios do tempo presente

Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja - Vida Cristã - Arquidiocese de Goiânia

O Papa Leão XIII, ao escrever a Carta Encíclica Rerum Novarum (1891), buscando responder aos problemas do seu tempo, já alertava que a responsabilidade social não é apenas de alguns, mas de todos. Ele apresentou um remédio, que não era eficiente somente naquele tempo, continua sendo extremamente necessário: “tome cada um a tarefa que lhe pertence; e isto sem demora, para que não suceda que, adiando o remédio, se tome incurável o mal, já de si tão grave” (RN, 35)

 

Temos vivido momentos difíceis. Vê-se que os estragos da corrupção dos costumes e, consequentemente, a corrupção social tem assolado as consciências e causado grandes estragos. Diante disso, não podemos ficar inertes. Porém, não basta apenas levantar uma bandeira. Precisamos ser bem formados para responder aos desafios do tempo presente. Para tanto, atendendo a um apelo do nosso arcebispo, que há tempos deseja oferecer uma formação qualificada para todos os que se interessam pela questão social, a Arquidiocese de Goiânia, em união com a PUC Goiás, lançam a Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja.

 

O Compêndio da Doutrina Social da Igreja, preparado pelo Pontifício Conselho “justiça e paz”, recorda-nos que, mesmo sendo desafiador, precisamos transformar a realidade social com a força do Evangelho, com o testemunho de mulheres e homens fiéis a Jesus Cristo. Assim, precisamos de pessoas corajosas para serem portadores de uma mensagem de amor para com a humanidade, que de alguma forma vá ao encontro dos desafios sociais dos irmãos mais oprimidos. Nesse sentido, a Doutrina Social da Igreja (DSI) é um ensinamento capaz de ajudar a humanidade no seu crescimento social. Pois, ela é o conjunto dos ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica e no seu Magistério, que consta de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos papas, inseridos na tradição multissecular e que tem as suas origens nos primórdios do Cristianismo. O estudo e o aprofundamento da DSI tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações, ou seja, é um convite à ação.

 

A Pós-Graduação em DSI da PUC Goiás pretende cumprir seu papel de levar os fiéis a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena, sendo capazes de examinar e interpretar as realidades do tempo presente, percebendo a conformidade ou desconformidade com o ensinamento do Evangelho sobre o homem e sua vocação terrena. Como afirma São João Paulo II, a DSI  “visa, pois, orientar o comportamento cristão” (Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis, 41). Logo, aquele que se matricular em nosso curso, terá a oportunidade de aprofundar os estudos acerca da Doutrina Social da Igreja, bem como aprender a dialogar através da mediação com as ciências e a ética, para obter o conhecimento desejado para fazer a interpretação e a análise cristã sobre as questões sociais.

 

Nosso público-alvo: portadores de diploma de curso superior, que almejam se capacitar para a atuação eclesial, acadêmica e social. A modalidade do curso é 100% remoto, através da Plataforma Microsoft Teams. Tem a carga horária de 360h, 15 meses de duração e o valor da parcela é de R$ 419,34. As aulas acontecerão quinzenalmente às sextas-feiras (18h-22h) e aos sábados (7h-12h). Haverá dois eventos virtuais ao longo do curso. As inscrições estão abertas e a previsão para o início do curso é 16 de outubro de 2020.

 

Seja bem-vindo em nosso meio!

 

 

Pe. David Pereira de Jesus
Coordenador do curso de Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja – PUC Goiás