4. Comire 2019

20/09/2019

Comire 2019

Comire 2019 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Foi realizado, de 13 a 15 de setembro, o Seminário de Formação Missionária e Assembleia Anual do Conselho Missionário Regional (Comire), na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, com o tema “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

O evento teve como objetivo aprofundar a formação em temáticas missionárias, em especial a preparação do Mês Missionário Extraordinário; despertar consciência sobre a missão ad gentes; promover a articulação das forças missionárias da CNBB Regional Centro-Oeste e eleger a nova Coordenação Executiva do Comire.

A assembleia contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas (entre bispo, padres, seminaristas, religiosas, leigos missionárias) de oito dioceses do Regional Centro-Oeste. A Arquidiocese de Goiânia foi representada por uma comissão da Infância e Adolescência Missionária: Pe. Amauri Alexandre Alves Mazzoleni, diretor espiritual; Mônica Portela da Silva, coordenadora; Alessandra Cristina de Oliveira, Leda Aparecida Silva, Verônica Oliveira Fernandes, assessores.

Dom Fernando Brochini, bispo de Itumbiara e referencial para a Animação e Cooperação Missionária no Regional, acolheu e motivou os participantes, estando presente durante toda a assembleia.

O Encontro foi assessorado pelo padre Daniel Luz Rochetti e pela irmã Sandra Regina Amado – missionária comboniana (assessores da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação da CNBB).

Padre Daniel iniciou sua reflexão enfatizando o papel de Maria, “a Estrela da Evangelização”. Em seguida, fez um percurso da história da missão antes de Jesus até os dias atuais. “A missão é a ação do Espírito de Deus na história.” Ele
fez também um estudo do Programa Missionário Nacional (PMN) 2019/2023, documento elaborado em conjunto pelos Conselhos Missionários Regionais (Comires) dos 18 Regionais da CNBB.

No domingo, Dom Fernando Brochini presidiu a Santa Missa e, na sequência, conduziu a eleição da nova coordenação. A seguir, a assessora irmã Sandra Regina compartilhou sua experiência como missionária ad gentes no Sudão do Sul.

Nova Equipe Executiva do Comire:

• . Bispo referencial: Dom Fernando Brochini (Diocese de Itumbiara)
  • . Coordenador: Padre Inocêncio Xavier (Diocese de Uruaçu)
  • . Vice-coordenador: Douglas Amaro (Arquidiocese de Brasília)
  • . Secretária: Denise Paixão (Diocese de Uruaçu)
  • . Tesoureiro: Túlio Carvalho (Arquidiocese de Brasília)

Ao final da assembleia, todos participaram da celebração de envio, inspirada pela mensagem de Cristo para retornarem às suas bases, em suas paróquias e comunidades, repletos do ardor missionário.

Mônica Portela da Silva
Coordenadora da Infância e Adolescência Missionária na Arquidiocese de Goiânia