4. Direito internacional de Migração é tema de Encontro na OAB

19/09/2019

Direito internacional de Migração é tema de Encontro na OAB

A Migração e seus elementos jurídicos e sociais.

Direito internacional de Migração é tema de Encontro na OAB - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB GO) realizou, em sua sede, no dia 12 de setembro, no Setor Marista, um Encontro de Direito Internacional, que tratou do tema Migração e seus elementos jurídicos e sociais. Esteve presente no evento diversas autoridades no assunto. Irmã Gloria Dal Pozzo, religiosa scalabriniana, representou o grupo inter-religioso de apoio aos emigrantes em Goiás. “Todos os meses nos reunimos para pensar e planejar ações humanas e solidárias para atender as necessidades dos migrantes e emigrantes”, explicou a irmã sobre o trabalho feito pelo grupo em prol dos emigrantes que chegam diariamente na capital goiana.

O advogado e professor Paulo Henrique Faria Nunes debateu sobre o tema Overview do Direito dos emigrantes legais e ilegais no Brasil. Ele apresentou um relato de como o número de emigrantes causa um certo impacto na sociedade, seja ele no âmbito da saúde, educação ou no mercado de trabalho. Trouxe também um relato histórico de como as leis brasileiras mudaram em relação aos emigrantes.

O encontro foi finalizado pelo procurador do Estado de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira Filho, que falou sobre os desafios da migração nos dias atuais. De acordo com o procurador, os emigrantes que rumam para o Brasil vêm principalmente para trabalhar. Ele ressaltou, porém, que no país ainda existe muitas pessoas xenofóbicas e esse é um dos principais desafios dos emigrantes.

Suzany Marques