4. Festa do Divino Pai Eterno 2019

Festa do Divino Pai Eterno 2019

Festa deve atrair 3 milhões de romeiros

Festa do Divino Pai Eterno  2019 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No último dia 28 de junho, teve início a Romaria de Trindade 2019, que segue até o próximo dia 7 de julho, com o tema “Sede santos como Vosso Pai é Santo”, inspirado na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exultai) – sobre o chamado à santidade no mundo atual, do papa Francisco. Com o documento, o Santo Padre “quer fazer ressoar o chamado à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades” (GE, n. 2).

Por ocasião do lançamento da festa, no dia 28 de maio, padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, explicou os objetivos do tema proposto para este ano. “Queremos que o romeiro encontre em Trindade um lugar de reabastecimento da fé, do cumprimento de suas promessas e que ele possa fazer uma experiência de Deus. Não serão reflexões fáceis porque todas elas motivam a vida, a fé, mas também chamam à conversão. Por isso, é um momento em que as pessoas são convidadas a uma mudança de pensamento, uma mudança de ideia sobre a vida”, destacou o reitor.

Uma novidade neste ano é que serão rezadas duas missas diárias (8h e 17h) na Igreja do Santíssimo Redentor (Igreja do Pe. Pelágio). No lugar, serão ministrados também, todos os dias, batizados, às 10h. A expectativa da organização é que, neste ano, a festa atraia cerca de 3 milhões de pessoas. Estão envolvidas nas equipes de trabalho 2 mil pessoas, entre voluntários e colaboradores. Ao todo, serão celebradas 139 missas nos dez dias de festa, além de 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões, centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Acontecerão também encontros de carreiros e desfiles de cavaleiros, muladeiros e dos carros de boi. O nosso arcebispo Dom Washington Cruz presidirá a novena do dia 29, o bispo auxiliar Dom Levi Bonatto presidirá no dia 30 e Dom Moacir Silva Arantes, também bispo auxiliar, presidirá a novena no dia 3 de julho, sempre às 19h.

Programação Especial

As missas e novenas são diárias durante a Festa do Divino Pai Eterno, com alvorada festiva às 5h, na matriz e no Santuário-Basílica. A Procissão da Penitência, da matriz até o Santuário acontece às 5h30.

Matriz

Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30
Oração do Terço: 13h
Novenas: 9h e 14h

Santuário-Basílica

Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30 e 22h
Oração do Terço: 14h e 19h
Novenas: 8h30 e 15h
Novena Solene: 19h

Igreja do Santíssimo Redentor
Missas: 8h e 17h

Confissões
Todos os dias, das 6h às 21h, no Santuário-Basílica e na igreja matriz.

Batizados
Todos os dias, às 10h, na Igreja do Santíssimo Redentor.

Dia da Festa

No grande encerramento da festa, 7 de julho (domingo), o dia começa com Alvorada Festiva, às 4h, com Procissão da Penitência, às 4h45. Em seguida, será presidida Santa Missa, na Praça da Basílica, às 5h45. Mais tarde, às 8h, será celebrada Missa Solene com a presença de diversas autoridades. No período da tarde, a partir das 17h30, começará a tradicional Procissão Luminosa, que seguirá da igreja matriz até a Basílica, onde será realizada a Missa de encerramento da Romaria 2019, presidida por Dom Washington Cruz.