4. Projeto de Evangelização das Famílias

Projeto de Evangelização das Famílias

Projeto prevê Pastoral Familiar em todas as paróquias

Projeto de Evangelização das Famílias - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Até o momento, 27 paróquias da Arquidiocese de Goiânia contam com a Pastoral Familiar organizada e todos os seus coordenadores participaram, no dia 3 de junho, do 1º Encontro Arquidiocesano de coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar, que aconteceu no salão de eventos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila Nova. O objetivo da Igreja de Goiânia, porém, é mais ousado, conforme relatou Antônio Roberto Gomes, coordenador na Arquidiocese da referida pastoral. “O objetivo desse encontro é estreitar os laços, atender as necessidades de formação e capacitação, para levar a todas as paróquias e comunidades o conhecimento acerca das ações da Pastoral Familiar”, afirmou.

Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar e referencial para a Pastoral Familiar no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), disse que esse encontro representou a primeira etapa do projeto. “O encontro representa a concretização de uma primeira etapa do projeto, que é atingir todas as famílias nos diversos espaços da Arquidiocese. Nós tivemos aqui coordenadores da Pastoral Familiar de muitas paróquias que já se conscientizaram que essa pastoral é ampla e necessária. Portanto, percebemos que o projeto de Deus está acontecendo e isso é também o desejo do papa Francisco: que cada paróquia e diocese tenham a Pastoral Familiar organizada para que levem adiante o projeto de evangelização das famílias”, explicou. Além disso, conforme o bispo, o encontro foi também um momento de unidade em que cada pastoral, nas paróquias, reconheça o irmão e a irmã, companheiros de caminhada. “É um momento de partilhar experiências, de um animar o outro.” Após o encontro, o grupo cantou os parabéns pelo aniversário natalício de Dom Moacir.

O próximo Encontro Arquidiocesano deverá acontecer no mês de agosto, na Paróquia São João Bosco, no Setor Oeste. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a partir de agora, conta com uma sala cedida generosamente para ser local referencial e secretaria da Pastoral Familiar Arquidiocesana. Todos os materiais didáticos e formativos estarão disponíveis ali.

Fúlvio Costa