Onde voce deseja procurar?

• Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Comunicado aos Presbíteros e ao Povo de Deus

26/09/2018

Comunicado aos Presbíteros e ao Povo de Deus

O caminho de consciência e responsabilidade é o que devemos todos percorrer, em qualquer área da nossa vida de cristãos, iluminados pela força do Espírito Santo.

Comunicado aos Presbíteros e ao Povo de Deus - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nos próximos dias, em que se aproxima o pleito eleitoral para escolha de novos representantes dos brasileiros para o exercício do poder público, redobremos as orações pela nossa pátria, mas também o cuidado com a utilização da nossa identidade de cristãos e membros da Igreja Católica para induzir o voto em algum candidato. A democracia prevê a livre manifestação, e o debate de ideias faz parte dessa dimensão. Por isso, é preciso cautela e cuidado com o uso da identidade católica em benefício de políticos e seus respectivos partidos.

No caso dos padres, essa conduta é ainda mais repreensível, por ser incompatível com o ministério sacerdotal, que tem a missão de acolher todos os fiéis no seio da Igreja, representando o próprio Cristo. O posicionamento político partidário do padre, junto aos seus paroquianos e à sociedade em geral, pode causar danos irreparáveis à comunhão eclesial que buscamos em torno do Evangelho.

O Código de Direito Canônico é bem claro na orientação dos presbíteros sobre essa questão. O cânon 287, §1º diz: “Os clérigos sempre favoreçam de modo máximo a manutenção, entre os homens, da paz e da concórdia fundada na justiça”. Seguindo, no § 2, é enfático: “Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser que, a juízo da competente autoridade eclesiástica, o exijam a defesa dos direitos da Igreja ou a promoção do bem comum”.

Em obediência a essas orientações, comunicamos que é absolutamente proibido aos presbíteros da Arquidiocese de Goiânia fazer campanha eleitoral para qualquer candidato, e quem o fizer receberá a devida pena canônica.

Neste período eleitoral, quando o país se volta para suas demandas e problemáticas, não percamos a esperança. Considerando a importância cívica das eleições, rezemos para que todos os eleitores assumam o exercício de seu direito e dever do voto, fugindo da omissão, do voto irresponsável ou do chamado voto útil, que não tem nada de consciente, ao privilegiar o candidato com mais chances de ganhar.

É indispensável ao eleitor estar atento às propostas de cada candidato ou candidata e ao programa do seu partido, como recomenda o cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele nos faz um alerta: “É preciso saber como os candidatos pretendem responder concretamente aos problemas sofridos pela população, pois não bastam promessas ou discursos genéricos. É preciso considerar a atuação política passada de cada um”.

Goiânia, 24 de setembro de 2018

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Confira abaixo os comunicados que o arcebispo Dom Washington Cruz enviou aos presbíteros e ao povo de Deus da nossa arquidiocese.

Comunicado aos Presbíteros

Comunicado ao Povo de Deus