4. Manhã de Emaús

Manhã de Emaús

O Seminário São João Maria Vianney, realizou a primeira manhã de Emaús do ano

Manhã de Emaús - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Após um período de recesso de suas atividades, o Seminário São João Maria Vianney voltou a realizar a Manhã de Emaús. O evento, que tem por objetivo o despertar vocacional a partir do encontro pessoal com Je­sus, por meio de momentos de ora­ção, leitura e reflexão da palavra de Deus, adoração ao Santíssimo e a Santa Missa, contou com a partici­pação de cerca de 70 pessoas, entre adultos, jovens e adolescentes de vá­rias paróquias da Arquidiocese.

O seminarista do 1º ano de filo­sofia, Pedro Henrique dos Santos Nascimento, que é da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, fez a refle­xão sobre o tempo quaresmal que estamos vivendo, com destaque para os três pilares: oração, jejum e caridade. “Quantos precisam de nós? A palavra a ser ouvida e co­locada em prática hoje é esta: fazei caridade”, afirmou o seminarista. Ele ressaltou ainda que neste tem­po forte da liturgia da Igreja, somos convidados a repensar nossos atos e transformar nossas vidas, aprovei­tando para nos purificar de todos os males. Como proposta, pós-encon­tro, ele pediu que todos ali presen­tes rezassem uma ave-maria pelas vocações sacerdotais e pela conver­são dos sacerdotes.

A missa foi presidida pelo bis­po auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, que em sua homilia refle­tiu sobre o Evangelho do domingo (Mc 9,2-10), que narra a transfigura­ção do Senhor. “Naquele episódio, Nosso Senhor mostra aos apóstolos o quanto é bom o Céu e Pedro vê que é algo tão grandioso, que suge­re a Jesus, ficarem ali e até armarem tendas”. Durante a missa, o semina­rista Saulo Ribeiro, do segundo ano de Teologia, recebeu o ministério do Leitorado, que é o ofício de procla­mar a palavra de Deus, isto é, ele tem a função de portar e ensinar a Pala­vra. Naquela mesma manhã, o semi­narista Fênykis de Oliveira Silva, do terceiro ano de Teologia, recebeu o ministério do Acolitado, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Sena­dor Canedo. Com esse ofício, o mi­nistro é admitido ao ministério ex­traordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, e de servir ao altar, auxi­liando os diáconos, padres e bispos.

Fúlvio Costa