4. História de Goiás

História de Goiás

A participação de Dom Fernando Gomes dos Santos no Concílio Vaticano II

História de Goiás - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Concílio Vaticano II foi convocado pelo Papa João XXIII em 25 de janeiro de 1961, com a finalidade de um novo aggiornamento para a vida da Igreja. O concílio deveria ser de caráter pastoral, visando a uma atualização da Igreja diante das mudanças do mundo moderno. Os bispos de todo o mundo foram convocados a participar do Concílio. Antes de ir a Roma para a primeira sessão sinodal, Dom Fernando Gomes dos Santos escreveu uma carta pastoral explicando aos seus diocesanos que se esperava do Concílio três objetivos. Primeiro, incrementar a fé católica diante dos problemas morais. Assim, era necessário restaurar o prestígio da religião para recolocar a sociedade em bases cristãs. Segundo, renovar os costumes para que a Igreja despertasse na humanidade a caridade e o espírito comunitário. E, terceiro, adaptar a disciplina eclesiástica às necessidades do mundo contemporâneo.

Dom Fernando, como arcebispo de Goiânia, participou das quatro sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965), nas quais teve a possibilidade de fazer seis intervenções, duas orais e quatro escritas. Em 1963, durante a sessão, o arcebispo faz uma intervenção oral sobre o esquema sobre os bispos, pedindo a ampliação do poder de ação dos bispos na Igreja, também com a finalidade de ver mais explicitamente o princípio da colegialidade episcopal. Essa intervenção foi relatada em uma página do Boletim Diário do Concílio. Essa intervenção feita em nome dos bispos brasileiros foi resultado de alguns estudos realizados sobre a temática com assessoria teológica.

Outra intervenção importante de Dom Fernando aconteceu na terceira sessão conciliar, quando se discutia o esquema sobre o sacerdócio, Presbyterorum Ordinis. Ele criticou o esquema apresentado, dizendo que tal conteúdo merecia ser mais aprofundado, era necessário um texto que aprofundasse mais sobre a teologia do sacerdócio. O arcebispo sugeriu que não fosse apresentado o texto para a votação, para que se redigisse outro mais digno, para ser votado na sessão. Ao terminar, Dom Fernando recebeu uma calorosa salva de palmas dos padres conciliares em apoio a sua colocação. O esquema vigente foi abortado, sendo elaborado um novo para a próxima sessão. Essa colocação de Dom Fernando causou grande repercussão na imprensa internacional, na qual se afirmava que a colocação dele possibilitou ao concílio ter mais uma sessão no ano seguinte.

A recepção do Concílio Vaticano II, concluído em 1965, aconteceu de maneira gradativa e lenta nas dioceses. Assim também foi no episcopado de Dom Fernando. Ele elaborou vários documentos com a finalidade de orientar a Arquidiocese de Goiânia numa visão mais pastoral e conciliar, para que ela fosse uma Igreja mais aberta e integrada na vida do povo. As ideias conciliares foram um marco divisor no episcopado de Dom Fernando, pois elas delinearam sua forma de ser e agir até o fim de sua vida.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História