4. História de Goiás

16/09/2022

História de Goiás

A atuação de Dom Fernando Gomes dos Santos no início do seu episcopado em Goiânia

História de Goiás - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Dom Fernando Gomes dos Santos tomou posse como o primeiro arcebispo de Goiânia em 16 de junho de 1957. Ao assumir a nova missão deparou-se com diversos desafios pastorais e sociais. Neste momento da história, a Arquidiocese recém-criada tinha poucos padres para atender toda a sua vastidão geográfica. Assim, já no início do seu episcopado, instituiu a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) com a finalidade de fomentar as vocações sacerdotais nas paróquias e comunidades. No mês seguinte ao de sua posse, criou a Reunião Mensal de Pastoral com a intenção de envolver os sacerdotes, religiosos(as) e leigos(as) com o desejo de melhor organizar e impulsionar o trabalho pastoral.

Além disso, Dom Fernando encontrou uma grande rede de escolas católicas criada pelo seu antecessor, Dom Emanuel Gomes de Oliveira. Desta forma, ele se empenhou na obra educacional católica, dando continuidade ao trabalho existente que resultou na criação da Universidade Católica de Goiás em 1959, mesmo em meio a tantas oposições. No campo da comunicação, o trabalho do arcebispo foi intenso, com o intuito de ampliar a atuação da Igreja em meio à sociedade laica. Assim, criou a Revista da Arquidiocese em 1958, incentivando a importância da imprensa católica. Deu continuidade ao jornal Brasil Central criado por Dom Emanuel, que voltou a circular até 1964. Com a atuação dos padres redentoristas, comprou a Rádio Difusora em 1958, com o desejo de pulverizar a atuação católica em Goiás e, ao mesmo tempo, implantar o Movimento de Educação de Base (MEB) por meio de aulas radiofônicas.

No que diz respeito às obras de estruturas físicas, Dom Fernando se dedicou para a conclusão da Catedral Metropolitana de Goiânia que tinha sido iniciada pelo seu antecessor de saudosa memória, dos prédios da Cúria e do Secretariado de Pastoral Arquidiocesano (SPAR), bem como do Seminário Santa Cruz e do Centro de Treinamento de Líderes (CTL). Além disso, devemos evidenciar que o território que compunha a Arquidiocese de Goiânia era muito grande. Dessa maneira, Dom Fernando trabalhou para a criação das novas dioceses como: Anápolis, Itumbiara e Ipameri, que foram criadas em 1966, e das prelazias de Rubiataba e Miracema do Tocantins.

Os primeiros anos do episcopado de Dom Fernando em Goiânia evidenciavam um projeto claro de Igreja, que visava avançar em meio à sociedade com a finalidade de manifestar uma atuação mais expressiva da Igreja, inclusive contando com a colaboração do Estado. A mentalidade da Ação Católica desse momento da história pedia uma atualização dos métodos apostólicos diante das exigências do tempo presente.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História