4. Momento festivo, cartas e votações marcaram a 59ª Assembleia Geral

09/09/2022

Momento festivo, cartas e votações marcaram a 59ª Assembleia Geral

Momento festivo, cartas e votações marcaram a 59ª Assembleia Geral - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Do dia 28 de agosto a 2 de setembro, o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, recebeu bispos católicos dos 19 regionais do Brasil para a 59ª Assembleia Geral. O tema central deste ano foi: “Igreja sinodal – Comunhão, Participação e Missão”. Na semana passada mostramos as temáticas principais que seriam discutidas e votadas pelo prelado brasileiro. Nesta semana vamos falar sobre as decisões tomadas pelos bispos.

Confira o resultado das votações, apresentado por Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB.

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
Em carta, a CNBB divulgou o processo para a construção das novas diretrizes, que vai até 2025. “Será um caminho de escuta, com a incorporação da síntese das respostas diocesanas para o Sínodo 2021-2023 e de outras contribuições. Em 2023, haverá um tempo de discernimento; em 2024, a recepção do documento final do Sínodo e, no ano seguinte, será apresentada a nova redação do texto.”

Missal Romano
A tradução da terceira edição típica do missal romano foi aprovada com 270 votos positivos e uma abstenção. Segundo a CNBB, “o texto segue para o Vaticano, para ser submetido à aprovação final pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”.

Estatuto da CNBB
O Estatuto da CNBB foi aprovado com 214 votos positivos e duas abstenções. Após aprovação do prelado, o Estatuto tem que ser avaliado pela Santa Sé, para depois entrar em vigor.

Estudo nº 114
O Estudo nº 114 intitulado: “‘E a Palavra habitou entre nós’ (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” foi aprovado como documento da CNBB, com 263 votos a favor, dois votos contra e três abstenções.

Ministério do Catequista
O subsídio que trata os encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequistas foi aprovado com 259 votos e cinco abstenções.

Mensagens dos bispos

Duas mensagens foram divulgadas durante a assembleia. A primeira foi endereçada ao Papa Francisco, afirmando que o tema do Sínodo 2023, “Comunhão, Participação e Missão” foi a inspiração das duas etapas da 59ª AG.

Também foi divulgada “a mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual”. Confira um trecho:

“[…] Nosso País está envolto numa complexa e sistêmica crise, que escancara a desigualdade estrutural, historicamente enraizada na sociedade brasileira. Constatamos os alarmantes descuidos com a Terra, a violência latente, explícita e crescente, potencializada pela flexibilização da posse e porte de armas que ameaçam o convívio humano harmonioso e pacífico na sociedade. Entre outros aspectos destes tempos estão o desemprego e a falta de acesso à educação de qualidade para todos. A fome é certamente o mais cruel e criminoso deles, pois a alimentação é um direito inalienável (cf. Papa Francisco, Fratelli Tutti, 189) […]”.

Acontecimentos marcantes

Novos cardeais participam da assembleia
O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer, e o arcebispo de Manaus (AM), cardeal Leonardo Steiner, participaram brevemente da 59ª Assembleia. No último dia 27 de agosto, no oitavo Consistório do Papa Francisco, em Roma, dois bispos brasileiros foram nomeados cardeais, Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF), e Dom Leonardo Steiner, que está sendo chamado de “cardeal da Amazônia”.

Regional Leste 3
Pela primeira vez o Regional Leste 3 participou, oficialmente, como organização regional de uma edição da assembleia do episcopado brasileiro. A criação do Leste 3 foi aprovada em 14 de abril de 2021, durante a 58ª Assembleia Geral. O regional é composto pela Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

70 anos da CNBB
No penúltimo dia de assembleia, o prelado participou de um momento festivo pelos 70 anos da CNBB. Foi feita uma memória histórica de momentos marcantes para a Conferência. A animação contou com orquestra, bailarinos e cantores que abrilhantaram a noite.

Gabriela Rodrigues