4. 18º Congresso Eucarístico Nacional

18º Congresso Eucarístico Nacional

“Pão em todas as mesas”

18º Congresso Eucarístico Nacional - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Arquidiocese de Olinda e Recife, divulgaram a programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será celebrado de 11 a 15 de novembro de 2022. Com o tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o Congresso constará de Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais.

Essas atividades vão ser celebradas em lugares significativos das cidades-irmãs (Catedral de Olinda, Pátio da Basílica do Carmo, Centro de Convenções, Marco Zero, Teatro de Santa Isabel, Parque Dona Lindu, Teatro do Parque), além de uma programação nas paróquias da Arquidiocese, com Celebrações da Primeira Comunhão Eucarística, Catequeses e visitas missionárias.

1º dia do CEN - No primeiro dia do evento, 11 de novembro, as atividades começam com a Celebração Eucarística, às 8h, na Capela do 18º CEN, que será montada no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON), em Olinda.

Neste mesmo local vão ocorrer as Exposições dos Servos de Deus e das Pastorais Sociais, além da Feira Católica. Essas atividades seguem até o último dia do Congresso, 15 de novembro.

A partir das 15h, os Bispos rezarão a Hora Média, na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. No local, será entregue aos Bispos a réplica da cruz peitoral do venerável Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que se encontra em processo de canonização.

Logo em seguida, os bispos irão visitar o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Seminário Nossa Senhora da Graça. À noite, acontece a Solene Celebração Eucarística de Abertura do Congresso Eucarístico, às 18h, no CECON, precedido de apresentação cultural.

2º dia do CEN - No sábado, 12 de novembro, tem início, às 8h30, no teatro Guararapes, o Simpósio Teológico, com a primeira conferência às 9h, seguidos de oficinas temáticas nos demais auditórios do CECON.

À tarde (14h e 16h), duas catequeses públicas ajudarão os participantes do Congresso a aprofundar o Texto-Base do Congresso Eucarístico, refletindo os temas relacionados à Eucaristia na Igreja. As Catequeses serão abertas ao público e se darão no palco aberto da Feira Católica, no pavilhão de eventos do CECON.

Às 18h, haverá um Momento Mariano, nos Santuários dedicados a Nossa Senhora da Arquidiocese de Olinda e Recife, transmitidos para todas as igrejas paroquiais. As Celebrações Eucarísticas e as catequeses vão ser celebradas às 19h, nas paróquias da Arquidiocese. A partir das 20h, no CECON, tem início a Vigília das Juventudes e no Teatro de Santa Isabel, no Recife, um Concerto Musical.

3º Dia do CEN - No Domingo, dia do Senhor, 13 de novembro, as 147 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife realizarão a Primeira Comunhão Eucarística, nos horários definidos em cada comunidade. As apresentações culturais acontecem em três teatros distintos, no Teatro do Parque, área central do Recife, às 17h, no Teatro Guararapes, no CECON, às 19h, e às 20h e no Teatro Luiz Mendonça (Dona Lindu), em Boa Viagem, zona sul da cidade.

4º Dia do CEN - Na segunda-feira, 14 de novembro, as atividades seguem no Centro de Convenções de Pernambuco. O Simpósio Teológico chega ao terceiro dia com encerramento dos trabalhos às 13h. À noite, as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife terão Celebrações Eucarísticas presididas pelos Bispos vindo de todo o Brasil, às 19h.

5º Dia do CEN - Em 15 de novembro, último dia do Congresso, uma visita guiada intitulada “Um olhar sobre a Cidade” vai contemplar os pontos turísticos de Recife e Olinda, com o horário a ser definido nos próximos meses.

Às 10h, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, no centro da capital pernambucana, acontece o Encontro de Coros. Logo em seguida, às 11h30, na rua do Imperador, se dará a inauguração da Casa do Pão, marco do 18º CEN, com um almoço festivo com os irmãos em situação de rua e os Bispos participantes do Congresso Eucarístico.

A tarde foi reservada para a programação final do 18º CEN. No Centro de Convenções, a Feira Católica e as Exposições dos Servos de Deus e das Pastorais Sociais, se encerram às 14h.

A partir das 15h, uma apresentação musical inicia solenidade de encerramento do Congresso no Marco Zero do Recife, e a partir das 16h, inicia-se a Celebração Eucarística de Conclusão. Após a Celebração, uma procissão com o Santíssimo Sacramento segue em direção a Basílica Nossa Senhora do Carmo, para a benção final do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Pão em todas as mesas

O 18º CEN tem como objetivo, nos cinco dias de atividades do Congresso, aprofundar e motivar a relação entre fé e vida, através de ações que abordem a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta a todos e todas e sacramento da partilha.

Para mais informações, clique aqui