4. I Congresso Mariano

27/05/2022

I Congresso Mariano

“Eis a tua Mãe” (Jo 19,27)

I Congresso Mariano - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Comunidade Católica Shalom – Associação Privada Internacional de Fiéis –, com o apoio de nossa Arquidiocese, realizou dos dias 20 a 22 de maio, no Teatro do Colégio Marista, em Goiânia, o I Congresso Mariano, que teve como tema: “Eis a tua Mãe” (Jo 19,27).

O presente evento Mariológico teve sua abertura no dia 20, com a Santa Missa no Santuário-Basílica Sagrada Família, tendo o Padre Divino como celebrante, contando com a participação dos membros da Comunidade Shalom, dos palestrantes, dos participantes e de todo o povo de Deus. Nos dias subsequentes, respectivamente, teve toda sua programação voltada para aquela instituição de ensino. Nesta primeira edição, o evento teve no seu formato duas propostas: pelas manhãs, o Tema Geral, enquanto que, pelas tardes, os Workshops.

No intuito de bem formar o povo de Deus acerca da doutrina, espiritualidade e devoção Mariana, a programação do evento buscou aprofundar os principais documentos da Igreja relacionados a Nossa Senhora, sobretudo no que se referem aos Dogmas. A partir da Palavra de Deus, dos Documentos Pontifícios, da Patrística, de livros e escritos diversos de autores Marianos, dentre eles, São Luís Grignion de Montfort, São Bernardo, Santo Afonso de Ligório, dentre outros, a organização do evento distribuiu inúmeros palestrantes em diversos workshops, levando cada participante a perceber o caminho que o Senhor queria de cada um deles em vista da sua missão na sociedade e na Igreja. Desta forma, os workshops marianos foram: “Os Dogmas e as Devoções Marianas, tesouros do céu para a vida e a fé” (aspecto doutrinal); “Nossa Senhora, modelo de mulher, mãe e educadora da fé e das virtudes” (aspecto da família); e, por fim, “Nossa Senhora, o Espírito Santo e a Nova Evangelização” (aspecto kerigmático). O tema geral do evento, por sua vez, foi ministrado num primeiro momento de forma virtual e ao vivo pela cofundadora da Comunidade Shalom, a Sra. Emmir Nogueira, que acometida por uma enfermidade não pode se fazer presente. Duas outras palestras foram aplicadas em substituição a cofundadora, tendo à frente Gabriella Dias (representante do Brasil na Charis Internacional perante a Santa Sé) e Aurinilton Filho (responsável local da missão Shalom). Além das temáticas voltadas aos participantes adultos, as crianças receberam um espaço interativo com programação direcionada para a oração, adoração, meditação dos mistérios do Santo Rosário, evangelização e lazer.

No desejo de construir e vivenciar o evento a partir das características da Sinodalidade – tema tão querido ao Santo Padre o Papa Francisco e ao nosso Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino – a comissão organizadora do evento procurou agregar em seu quadro de palestrantes os mais variados carismas e vocações, dando a configuração da ‘diversidade na unidade’, a marca diferenciada desta primeira edição. A presença de Padres Diocesanos (Pe. Ronaldo e Pe. Luís Henrique Brandão), de religiosos (Pe. João Paulo e Irmão Diego – Redentoristas), dos fundadores de Novas Comunidades (Síntia e Carlos – Família Santa; Luís Antônio – Luz da Vida; Fernando Bacelar – Movimento Guardiões do Amor Maior), da Renovação Carismática Católica (Ronaldo) e, por fim, dos missionários consagrados da própria Comunidade Shalom (Gabriella Dias, Ana Paula Gomes e Aurinilton Filho), possibilitou a beleza da comunhão, da participação e da missão, proporcionando aos participantes do Congresso uma oportunidade única de ver que, na ‘Escola e Casa de Maria’, o diálogo e a unidade são instrumentos poderosos para a vida e a essência da Igreja, para o seguimento de Jesus e para a formação de novos santos. A presença de Dom João Justino no encerramento do Congresso, presidindo a Celebração Eucarística, levou-nos a perceber que quando juntos caminhamos, somos mais e melhores discípulos de Cristo, assim como foi sua Mãe, a primeira e perfeita discípula.

Assim sendo, podemos certamente afirmar que essa primeira edição do Congresso Mariano deu-nos o entendimento de que Nossa Senhora é aquela que vem sempre um passo atrás do Seu Filho Jesus, que ela é a ‘toda pequena’ e que, com seu manto de caridade, envolve todos nós e o mundo, pois nela não há nada de estático, mas de movimento, de comunhão e unidade, porque sendo ela a cheia de caridade, é inflamada pela mais perfeita Caridade Divina, colocando-se sempre em movimento de Amor a Deus e ao próximo, levando-nos assim a adentrar e seguir nesta Procissão do Amor. Verdadeiramente nesta Procissão de e do Amor, no Santuário do coração de Maria, somos envolvidos das sementes da humildade, que nos ajudam a caminhar seguindo o Esposo Eucarístico, convidando-nos a ir plenos do Espírito Santo aos quatro cantos da terra, para fincar a bandeira do amor, pois tudo em Nossa Senhora é dinâmica esponsal.

Não poderíamos terminar esse momento de partilha e comunhão eclesial do I Congresso Mariano, senão fazendo memória da belíssima letra do também evento mariano Totus Tuus que diz: “Bem-aventurada, ó Virgem Maria, minha doce Mãe, trouxe o Pão da Vida, a rosa Perfeita, que traz alegria, mesmo no silêncio, inspira poesia. Mãe de toda a Igreja, Mãe de todos os povos, Mãe de todas as cores, mãe que intercede e nos guarda, lá do céu.

Ó Virgem Maria, tudo em vós é união profunda em Deus, toma em suas mãos puríssimas e por tua poderosa intercessão, todas as propostas de evangelização desta Arquidiocese para que, unidos em um só corpo, como uma só família eclesial, possamos amar e honrar Seu Filho Jesus.

Aurinilton Filho (Nil)
​Responsável local da missão Shalom