4. Missionários Claretianos

07/06/2021

Missionários Claretianos

Levando a Palavra de Deus para todos e em todos os meios

Missionários Claretianos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, os Missionários Claretianos, foi fundada pelo jovem sacerdote Antônio Maria Claret, juntamente com outros cinco jovens sacerdotes, no dia 16 de julho de 1849, na cidade de Vic, na região da Catalunha, na Espanha. Claret, hoje Santo Antônio Maria Claret, e seus nobres companheiros, tinham como principal objetivo trabalhar ardentemente, para que todos os povos fossem evangelizados, conhecendo a Palavra de Deus e deixando-se inflamar pelo fogo do Espírito Santo. Portanto, o carisma que norteia a vida dos Missionários Claretianos é a Palavra de Deus que os lança em missão, nas mais diversas frentes missionárias, onde a Palavra de Deus possa estar.

A espiritualidade dos Missionários Claretianos está baseada no serviço da Palavra de Deus. A missão claretiana é anunciar a Palavra por todos os meios possíveis, oportunos e eficazes. Da mesma forma que o fundador, os membros da congregação são devotos da Virgem Maria, em especial ao Imaculado Coração de Maria. Eles a têm como mãe, mestra e rainha. Por isso, os Claretianos são uma congregação mariana.

No mundo há cerca de 3,3 mil Claretianos. Esse número compreende os missionários irmãos e sacerdotes. A congregação está presente em 77 países, nos cinco continentes. A casa geral está situada em Roma, onde mora o governo geral, que coordena todas as ações pastorais. Em cada continente, os missionários são organizados em províncias que podem ser formadas por um país, como o Brasil. Além do nosso país, a Província Claretiana do Brasil é formada ainda por Peru e Bolívia. No Brasil são 113 Missionários Claretianos, que estão presentes nas cinco regiões do país. Eles assumem trabalhos em 28 paróquias, na dimensão pastoral em nove colégios, três faculdades presenciais e mais de 110 polos faculdades EaD, na dimensão educativa. Alguns desses com cursos semipresenciais e presenciais.

A congregação chegou na região Centro-Oeste do Brasil, por volta de 1940. Na época, o arcebispo da então Arquidiocese de Goiás era Dom Emanuel Gomes de Oliveira. Chegaram à cidade de Goiânia em 1941, quando foram convidados por Dom Emanuel a assumir o trabalho de evangelização na criação da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que teve seu espaço geográfico comprado pela congregação.

Hoje, os Missionários Claretianos contribuem na organização e na gestão da vida pastoral da Paróquia Imaculado de Maria e também na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração e São Domingos Sávio. A congregação atua também no Colégio Claretiano Imaculado Coração de Maria, que tem convênio com o estado de Goiás.

Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria
Superior: Pe. Florentino José de Souza, CMF