4. Morre o bispo emérito de Jataí

04/05/2021

Morre o bispo emérito de Jataí

Dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP

Morre o bispo emérito de Jataí - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O bispo emerito de Jataí (GO), Dom Aloísio Hilário de Pinho, passou a residir na Congregação Religiosa Pequena Obra da Divina Providência – Padres Orionitas, administrada pelo Abrigo São Vicente de Paulo em Rio Claro, em 2010.

Por um longo período, ele celebrou missas na cidade de Rio Claro e demais paróquias da Região. Segundo informações do carismático bispo, ele havia se colocando à disposição de Dom Fernando para colaborar nos trabalhos pastorais da Diocese de Piracicaba. Sempre com muita boa vantade, ele atendia a todos principalmente para algumas celebrações.

Sempre muito requisitado por famílias rio-clarenses para realizar exéquias em velórios, Dom Aloísio seguia com muita boa vontade para “encomendar o corpo”. Sempre com uma palavra de conforto e um carinho para os familiares que lhe eram peculiares.

O Asilo São Vicente de Paulo passou a ser a residência do bispo emérito, que dedicava parte do seu tempo nos trabalhos dentro da instituição; era orientador espiritual em várias instituições, inclusive em equipes de Nossa Senhora.

Dom Aloísio era natural de Mariana (MG). Filho de Maximiano Paulo de Pinho e Albertina Benício de Pinho, ele nasceu em 14 de janeiro de 1934.

Iniciou sua vocação ao sacerdócio em 1955. Cursou o Ensino Médio no Seminário da Congregação Dom Orione, cursou Filosofia com os Padres Capuchinos, em Curitiba, Paraná e Teologia na Universidade Gregoriana em Roma-Itália (1959 – 1963), onde também foi ordenado padre.

Sua ordenação episcopal aconteceu em 20 de dezembro de 1981. Sua Posse na Diocese de Tocantinópolis (TO) foi dia 10 de janeiro de 1982. Posse na Diocese de Jataí (GO) – 26 de fevereiro de 2000.

Foi bispo da Diocese de Tocantinópolis e bispo de Jataí. Ao completar 75 anos, idade limite para o episcopado, segundo as normas eclesiásticas, apresentou renúncia ao Papa Bento XVI, que foi confirmada em 16 de dezembro de 2009.

Então, tornou-se bispo emérito de Jataí, mas continuou à frente da Diocese até a posse do sucessor, em 6 de março de 2010.

A partir de 8 de abril, passou a residir na fraternidade orionita, colocando-se à disposição de Dom Fernando para colaborar nos trabalhos pastorais da Diocese de Piracicaba.