Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Filhos da Divina Providência

03/05/2021

Filhos da Divina Providência

Renovar tudo em Cristo, mediante as obras de caridade

Filhos da Divina Providência - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aos 21 anos, padre Luís Orione, inaugurou o primeiro colégio em Tortona, na Itália, no dia 15 de outubro de 1893, dando início à Congregação Pequena Obra da Divina Providência, com a missão de que os filhos espirituais de Dom Orione aprendessem por si mesmos a ver e sentir Cristo no homem e a trabalhar sempre com zelo, com ardor pela causa de Deus, da Igreja e das almas.

 

Segundo o padre Eduardo Caliman, pároco da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística e superior dos Orionitas em Goiânia, a congregação trabalha convencida de que a ação apostólica e caritativa se faz presente na própria natureza da vida religiosa, na medida em que ela se constitui um ministério sagrado e uma obra de caridade confiada pela Igreja e exercida em seu nome. “Os Filhos da Divina Providência fazem tudo o que está ao seu alcance para que toda a sua vida religiosa seja voltada pelo espírito apostólico e que toda a ação apostólica seja animada por um espírito religioso em íntima união com o divino Mestre”, afirma.

 

O fundador da congregação tinha quatro grandes amores que sempre inspiraram sua vida: Jesus, Maria, o papa e as almas. “Jesus, que é a fonte viva da fé e da caridade, que pode restaurar e renovar o homem e a sociedade. Maria, que a veneramos e a proclamamos como nossa Mãe celeste e fundadora da Pequena Obra. O papa, Vigário de Jesus Cristo, o ‘doce Cristo na terra’, como o chamava Santa Catarina de Sena; nosso guia seguro, nosso Mestre infalível, nosso verdadeiro Pai. E as almas, que é onde está a nossa vida, como dizia ele; aqui está o nosso grito, o nosso programa, toda a nossa alma, todo o nosso coração”.

Os Filhos da Divina Providência tiveram sua aprovação diocesana por Dom Bandi, com o decreto de 21 de março de 1903. Já em 1913 começou a atividade das missões fora da Itália com a partida de um sacerdote e dois irmãos para o Brasil, logo a seguir outras expedições para Argentina e a Terra Santa. O próprio Dom Orione foi missionário na América Latina (Brasil, Argentina, Uruguai e Chile) entre os anos de 1921 a 1922 e 1934 a 1937.

 

Carisma

Eis o carisma dos filhos de Dom Orione: “Confiantes na Divina Providência, colaborar para levar os pequenos, os pobres e o povo à Igreja e ao papa para renovar tudo em Cristo, mediante as obras de caridade”.

 

A congregação é organizada através de províncias, vice-províncias e delegações. No Brasil existem duas Províncias: Brasil Norte, que tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima; e Brasil Sul, que tem como padroeira Nossa Senhora da Anunciação. Atualmente, os Filhos da Divina Providência são 1023: três bispos, 728 sacerdotes, 82 irmãos, oito eremitas. Na formação existem 201 clérigos, 19 irmãos de votos temporários e 45 noviços. No Brasil, a congregação conta com 250 religiosos.

 

Os orionitas iniciaram suas atividades em Goiânia no final da década de 1960. Em 1967, com a autorização e consentimento de Dom Fernando Gomes dos Santos, a Congregação comprou uma casa na Rua 48, atual Rua Dom Orione, no Setor Oeste. Atualmente os orionitas se fazem presentes na capital em duas Paróquias: São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora Rosa Mística; e contam com três obras de caridade: Casa da Caridade Rosa Mística e Creche Anjo da Guarda, ambas de responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística; e o Recanto Dom Orione, de responsabilidade da Paróquia São Paulo Apóstolo. Em Goiânia há sete religiosos, sendo quatro padres, dois clérigos e um irmão.

 

Informações

Pequena Obra da Divina Providência
Superior:
Pe. Eduardo Seccatto Calimam, PODP
Endereço: Rua Dom Orione, nº 230 – St. Oeste – 74140-080 – Goiânia-GO
Tel: (62) 3070-0052

 

Recanto São Luiz Dom Orione - Seminário
Endereço:
Rua Maratá, Esq. c/ Rua Grajau, s/n, Qd.43, Lt. 121
Jardim Maribel  74485-600 – Goiânia-GO
Tel: (62) 3274-2662

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar