4. Missionários da Imaculada Padre Kolbe

05/04/2021

Missionários da Imaculada Padre Kolbe

Sinal da presença de Maria no mundo

Missionários da Imaculada Padre Kolbe - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Os Missionários da Imaculada Padre Kolbe, MIPK, são uma associação brasileira criada no interior do estado de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo – Diocese de São André. Essa associação foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1997, na Paróquia Santíssima Virgem.

Os padres frei Luigi Maria Faccenda e o frei Sebastião Benito Quaglio, ambos frades menores conventuais, são os responsáveis por fundar esta que é uma Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano (CIC cân. 312 §3), em vista de se tornar um Instituto de Vida Consagrada Secular, erigido canonicamente pelo decreto do bispo da Diocese de Santo André, Dom Décio Pereira e confirmado pelos seus sucessores Dom Nelson Westrupp e Dom Pedro Carlos Cippolini.

O carisma da associação é mariano e sua espiritualidade é cultivar a devoção a Maria Santíssima, isto é, viver a total e ilimitada oferta de cada um à Imaculada. Padre Antônio Alexandre, pároco da Paróquia Bom Jesus, do Jardim Novo Mundo, em Goiânia, falou sobre o carisma dos missionários. “Buscamos viver a intimidade com Deus, por meio da oferta que permite realizar uma constante e gradual transformação de nós mesmos e, em Maria, viver a profunda comunhão com Deus, Trindade de amor, com a Igreja e com todos os homens. Essas duas atitudes nos levam a cultivar a contemplação e a união íntima com Maria: Virgem em escuta; Virgem em oração; Virgem Mãe e Virgem oferente”, disse.

Sobre o trabalho da Congregação, o padre afirmou que, em Goiânia, os missionários atuem principalmente na Paróquia Bom Jesus, que está confiada aos seus cuidados. “Desenvolvemos junto aos leigos, o trabalho de evangelização através do carisma de São Maximiliano Kolbe com o grupo da Milícia da Imaculada local. Desejamos ampliar nossa atuação, mas a crise de vocações que assola a Igreja como um todo também se faz sentir dentro da nossa associação. Uma consequência direta disso é a limitação das ações de evangelização, por exemplo, não dá e não temos como assumir várias atividades. Nisso buscamos realizar da melhor forma possível aquelas que conseguimos”, explicou.

Os Missionários da Imaculada Padre Kolbe são chamados a viver a plenitude do Batismo na secularidade e tende à perfeição do amor, pois ela é consagrada estavelmente a Deus com o dom do Espírito Santo para realizar na Igreja e no mundo uma presença Mariana e Missionária. Os membros da associação comprometem-se a seguir a Cristo pobre, obediente e casto em uma forma estável de vida mediante os votos reconhecidos pela Igreja e ser sinal da presença mariana no mundo por meio de uma oferta total à Imaculada, segundo o Espírito Santo e os ensinamentos de São Maximiliano Kolbe.

A congregação hoje conta com quinze missionários, espalhados pelas casas de missão no Brasil. São elas: a missão de Campo Grande (MS), a missão de Dourados (MS), a missão de Goiânia, a missão de São Luís (MA) e também a missão da Itália.

Dimensão vocacional

Louis Edoa, responsável pela animação vocacional dos missionários, afirmou que a dimensão vocacional é um dos grandes desafios do momento. Para renovar e “atrair” os jovens nos dias de hoje, conforme ele falou, é necessária uma renovação na forma como se apresenta a proposta vocacional. “Acredito que há vocações, a questão é que precisamos nos reinventar, não só nós, mas as congregações da Igreja como um todo. Precisamos repensar o jeito que apresentamos a nossa vida para os jovens que nos procuram. O meu questionamento é: é possível um jovem se apaixonar pela vida consagrada pelo que eles veem dos nossos religiosos? Os jovens buscam e procuram desafios novos são movidos pela novidade. A nós falta o jeito certo de apresentar esses pontos de atração”, explicou.

O padre Antônio Alexandre, por fim, fez um convite. “Faço aqui um chamado. Peço a você que está lendo essa matéria, que sente ou conhece alguém, que busca servir a Deus dentro da sua profissão, ou seja, servir a Deus sem deixar de ser aquilo que sempre sonhou, que me procure na Paróquia Bom Jesus, Jardim Novo Mundo ou entre em contato com os Missionários da Imaculada Padre Kolbe para descobrir qual é o plano de Deus na sua vida”.

Milícia da Imaculada

Superior: Pe. Antônio Alexandre Oliveira da Silva

Endereço: Pça George Washington, Qd. 176, Lt.15 – Jd. Novo Mundo – 74710-020 Goiânia - GO

E-mail: mipkgo@hotmail.com