4. Assistência Espiritual na Santa Casa

03/03/2021

Assistência Espiritual na Santa Casa

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia inclui a espiritualidade no prontuário do pacie

Assistência Espiritual na Santa Casa - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nos últimos anos, muitos estudos têm mostrado os benefícios da espiritualidade na saúde física e mental das pessoas. Independentemente de qualquer religião, a espiritualidade tem se revelado essencial tanto na prevenção de problemas, como hipertensão e depressão, quanto no tratamento e cura de doenças.

Ciente desses benefícios, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia deu um importante passo e incluiu a assistência espiritual no prontuário do paciente, oficializando a espiritualidade como prática integral e complementar ao tratamento médico.

A assistência espiritual no ambiente hospitalar tem o intuito de dar ao paciente uma experiência individual através da espiritualidade e fé demonstradas por ele. Neste caminho, sentimentos como gratidão, empatia, confiança, medo, culpa e perdão, podem surgir e serem estratégias de intervenção em seu tratamento.

O trabalho é coordenado pelo Setor de Capelania Hospitalar da Santa Casa, que tem à frente a capelã Eliana Maria Gomes de Oliveira. “Sabemos da força e do poder da espiritualidade na cura e no reestabelecimento dos pacientes”, diz Roberto Ribeiro de Moura, psicólogo e Gerente de Voluntariado do hospital, que também participa do projeto.

Ele explica que inicialmente, a partir de quatro perguntas básicas, é feito um levantamento das demandas de apoio espiritual dos pacientes que aceitam essa assistência. As respostas possibilitam o direcionamento deste apoio, que passa a constar no prontuário do paciente.

Fonte: Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Foto: Domício/ Jornal O Popular