4. Posse de Dom Moacir na Diocese de Barreiras

07/01/2021

Posse de Dom Moacir na Diocese de Barreiras

Dom Moacir toma posse como terceiro bispo diocesano de Barreiras

Posse de Dom Moacir na Diocese de Barreiras - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Tomou posse no dia 2 de janeiro, como bispo diocesano de Barreiras (BA) Dom Moacir Silva Arantes. A celebração ocorreu na Catedral São João Batista. Devido à pandemia da Covid-19, a celebração presencial foi restrita ao clero da diocese e contou com a presença de alguns bispos, entre eles Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia; Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia; Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia; Dom Giovani Carlos, bispo de Uruaçu; Dom José Francisco, bispo de Ipameri; Dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa; Dom Dilmo Franco de Campos, bispo auxiliar de Anápolis; Dom Eraldo bispo da Silva, bispo de Patos (PB) e o presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom João Santos Cardoso, bispo de Bom Jesus da Lapa; além dos representantes dos diáconos, religiosas e leigos, e de autoridades civis e militares

No início da Santa Missa, o presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom João Santos Cardoso pediu que fossem lidas as Letras Apostólicas de nomeação de Dom Moacir. Na bula de nomeação, o Santo Padre, o papa Francisco, desejou que o episcopado de Dom Moacir em Barreiras esteja sob a proteção de Maria. “Desejo que exerças com assiduidade o teu ministério, sob a proteção da Santa Virgem Maria, que verdadeiramente é Mãe da Igreja, Mestra e Rainha dos Apóstolos.”

Lida a nomeação, foi entregue o báculo pastoral, símbolo do pastor. Em seguida, o bispo sentou na cátedra, cadeira de onde ele deve presidir as celebrações e exortar os fiéis. Nesse momento, todo o clero se apresentou ao bispo em sinal de respeito e obediência àquele que vem em nome no Senhor e que é escolhido segundo o coração de Deus.

Em sua primeira homilia, Dom Moacir iniciou falando da bondade e da misericórdia de Deus que se manifesta na vida dele e na Diocese de Barreiras. “Hoje, uma vez mais, a bondade e a misericórdia de Deus se manifesta na minha vida e na vida da nossa diocese, concedendo a mim essa família com a qual viverei a fé, a minha missão de pastor, de irmão e de companheiro de caminhada.”

O bispo empossado também fez agradecimentos aos irmãos no episcopado pelo tempo em que esteve em nossa Igreja particular. “É bondade de Deus que eu tenha desfrutado desde o início do meu ministério do afeto episcopal junto aos amados irmãos Dom Washington e Dom Levi, na querida Arquidiocese de Goiânia.”
Dom Moacir Silva Arantes foi eleito o terceiro bispo diocesano de Barreiras no dia 21 de outubro de 2020, após a diocese ter ficado vacante por 16 meses, com a nomeação de Dom Josafá Menezes da Silva para a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA).

Marcos Paulo Mota