4. Jubileu de Ouro da Escola Dom Fernando

14/12/2020

Jubileu de Ouro da Escola Dom Fernando

Conheça a história da instituição que nasceu no coração do primeiro arcebispo de Goiânia

Jubileu de Ouro da Escola Dom Fernando - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Escola Dom Fernando, em Aparecida de Goiânia, irá comemorar, no próximo ano, seu jubileu de ouro. Nascida no coração de Dom Fernando Gomes do Santos, o primeiro arcebispo de Goiânia, a instituição foi criada nos valores de ensino confessional, isto é, tem como fundamento os princípios cristãos e o compromisso com a verdade na transmissão do conhecimento. Assim, para se montar a proposta pedagógica, as escolas confessionais católicas têm como base a fé em Cristo. Para comemorar os 50 anos da instituição, o Jornal Encontro Semanal irá fazer uma série de pequenas reportagens, retomando a trajetória da Escola Dom Fernando.

Breve histórico

Inaugurada em 27 de março de 1971, a Escola Agroindustrial de Goiânia, hoje, tem o nome de Escola Dom Fernando e também é conhecida como Colégio dos Padres. A escola surgiu para atender às necessidades daquela região que, na época, era em sua totalidade rural e, inicialmente, atendia cerca de 150 alunos.

O arcebispo Dom Fernando tinha o desejo de oferecer às crianças daquela região um ensino de qualidade, fundamentado nos valores do Evangelho, que originou o lema “Ensinar sem Deus é escrever sobre a areia”, frase que rege a escola até hoje. Em sua criação, a instituição de ensino atendia em tempo integral, oferecia, além das aulas regulares, aulas de artesanato e agropecuária. É importante lembrar que a Escola Agroindustrial foi a primeira que teve a Arquidiocese de Goiânia como mantenedora.

Confira, na próxima matéria da série, a evolução da Escola ao longo dos anos.

Suzany Marques