4. Deus é bom sempre! Obrigado, Dom Moacir

26/10/2020

Deus é bom sempre! Obrigado, Dom Moacir

Bispo auxiliar em nossa arquidiocese há quase cinco anos, Dom Moacir é nomeado bispo diocesano de Barreiras (BA)

Deus é bom sempre! Obrigado, Dom Moacir - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja particular de Goiânia acordou na última quarta-feira (21) com um sentimento misto de alegria e de tristeza, em razão da transferência de Dom Moacir Silva Arantes para a Diocese de Barreiras (BA). Tristeza por não termos mais a presença de Dom Moacir em meio a nós, mas alegria e gratidão a Deus pelo tempo que ele nos permitiu conviver com esse bispo tão querido, que esteve conosco por quase cinco anos, dedicando a sua vida a esta porção do povo de Deus presente na Arquidiocese de Goiânia, auxiliando Dom Washington Cruz junto com Dom Levi Bonatto.

Alegres estamos, também, pois temos a certeza de que o Espírito Santo é quem governa a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e é ele quem escolhe os pastores segundo o seu próprio coração para a missão de governar, santificar e ensinar o povo de Deus.

In Simplicitate Cordis (Com Simplicidade de Coração), este é o lema episcopal de Dom Moacir, que serve de guia e motivação para ele. Durante este tempo que tivemos a graça do convívio, era visível essa simplicidade que vinha do coração misericordioso de Deus.

Dom Moacir foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia no dia 11 de maio de 2016. Na época, era assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi ordenado no dia 13 de agosto de 2016, em sua cidade natal, Itapecerica (MG). Ele foi recebido em Goiânia no dia 26 de agosto do mesmo ano, em uma celebração solene na Catedral Metropolitana, que foi presidida por Dom Washington Cruz e contou com a presença de Dom Levi Bonatto, dos bispos do Regional Centro-Oeste e do clero de Goiânia.

Reunimos depoimentos de pessoas que conviveram com Dom Moacir aqui em Goiânia e de quem vai conviver com ele em Barreiras.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo de Goiânia

Querido Dom Moacir, repetidas vezes já conversamos sobre essa transferência para Barreiras. Quando soubemos da notícia, nós nos acertamos com a vontade de Deus e, tanto você quanto eu e Dom Levi devemos sempre caminhar segundo a vontade de Deus, que nem sempre coincide com a nossa. Vimos que você também se colocou nessa mesma atitude de amor à vontade de Deus e viu na aspiração do Santo Padre a vontade de Deus. A Arquidiocese de Goiânia perde muito. Nesses quase cinco anos em que aqui esteve, você deu muito à Igreja com seus carismas, a sua amizade, o seu sorriso, o seu envolvimento na pastoral, de forma especial na Pastoral Familiar, e em tantas outras iniciativas em que destacamos sua sabedoria que muito nos ajudou a tomarmos decisões acertadas. Para nós foi uma perda, mas para Barreiras e para a Igreja foi uma riqueza. Barreiras recebeu um dom precioso que vai com certeza ser uma graça, para ser sempre mais uma Igreja atuante, orante, uma Igreja evangelizadora como quando foi fundada, com o primeiro bispo, Dom Ricardo, e depois com Dom Josafá, hoje arcebispo de Vitória da Conquista (BA).

Dom Levi Bonatto
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia

Queridos irmãos, queridas irmãs, estamos muito felizes com o anúncio da transferência do nosso bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes para a Diocese de Barreiras. Para algumas pessoas isso foi uma surpresa, mas para nós não, porque Dom Moacir desde que chegou a Goiânia realizou um trabalho muito bom e realiza um trabalho de alto nível. Conseguiu, na coordenação de Pastoral, desenvolver iniciativas importantes, organizar nossas pastorais. Estamos muito felizes com a sua ida a Barreiras, pois temos certeza de que lá ele vai realizar também um grande trabalho pastoral com a sua maneira afável que fez com que rapidamente ele se encaixasse e caísse nas graças do povo de Goiânia.

Pe. Manoel Aparecido da Silva
Administrador Diocesano de Barreiras

Queremos agradecer a Deus pelo novo pastor que Ele nos concedeu. “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Deus respondeu às incessantes súplicas que a nossa Igreja particular dirigiu ao Senhor. São João Batista intercedeu pela nossa diocese e rogou a Deus um pastor conforme o coração de Cristo.

Iolanda Arantes
Irmã e Madrinha

Meu querido e amado irmão e afilhado, Deus o abençoe. Estou feliz pela sua nomeação e grata a Deus pelo seu sim. Que você tenha muita luz, perseverança, humildade, paz, sabedoria nessa sua nova missão. Que nossa Mãe do Céu e de Jesus, Nossa Senhora, o proteja e guie seus passos. Estarei sempre em oração por você. Deus o abençoe. Amo-o muito. Sua irmã e madrinha.

Sandra Maschio
Secretária da Casa Episcopal

Quando cheguei ao trabalho fui surpreendida com a notícia da nomeação de Dom Moacir para a Diocese de Barreiras, na Bahia. Ele aceitou com muita humildade e simplicidade essa transferência. Está acostumado a se deixar guiar pela vontade de Deus e pelo amor à Igreja, servindo e alegrando a vida de todos que convivem com ele.
Seu jeito “mineirim” conquistou todos nós. Seu bom humor, suas gargalhadas continuarão nos alegrando na lembrança desse período de convivência. Sua dedicação, seriedade e trabalho serão muito bem-vindos na sua nova diocese. Barreiras, transmute nossa tristeza dessa despedida em alegria pela acolhida do seu novo pastor. Em tudo demos graças a Deus!

Marcos Paulo Mota