4. Parabéns, Dom Levi seu sacerdócio é um dom para nós!

15/09/2020

Parabéns, Dom Levi seu sacerdócio é um dom para nós!

Jubileu de Prata

Parabéns, Dom Levi seu sacerdócio é um dom para nós! - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Hoje, 15 de setembro, nossa Arquidiocese alegra-se, de modo muito especial, pela celebração do Jubileu de Prata da Ordenação Sacerdotal de Dom Levi Bonatto, nosso bispo auxiliar. Ele foi ordenado juntamente com 57 sacerdotes em Roma, em 1995, na primeira ordenação presidida pelo segundo sucessor de São Josemaria Escrivá, Dom Javier Echevarría. Antes de ir para o seminário, Dom Levi cursou Economia na Universidade Federal do Paraná e foi gerente no antigo Banco Real. Em 1980, entrou para o movimento Opus Dei (Obra de Deus), indo morar em Roma, em 1990, onde estudou Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Santa Croce, doutorando-se em Direito Canônico Administrativo, em 1995.

Após a ordenação, morou por seis meses em Madrid, na Espanha. Voltando ao Brasil em 1996, ficou por seis meses em São Paulo e foi transferido para São José dos Campos, onde permaneceu por quase 12 anos, atendendo os centros da Obra e os amigos da Obra, também em Campinas-SP, e exercendo a direção espiritual do Seminário Diocesano de São José dos Campos.

Em 2008, assumiu a direção do Centro de Estudos Marumbi, em Curitiba - PR, a coordenação da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz e Opus Dei da região Sul, e foi diretor espiritual do Seminário Diocesano de Curitiba. Dom Levi Bonatto atuou em Curitiba por seis anos, até sua nomeação episcopal como titular de Accia e auxiliar do arcebispo de Goiânia, em 8 de outubro de 2014, e consequente ordenação episcopal, em 14 de dezembro de 2014, pela imposição das mãos de Dom Washington Cruz, Dom Moacir Silva (arcebispo de Ribeirão Preto) e Dom Pedro Fedalto (arcebispo emérito de Curitiba), na Igreja de São Pedro, em São José dos Pinhais - PR.

Foram muitas as pessoas que marcaram e marcam a vida de Dom Levi nestes 25 anos de sacerdócio. Reunimos, a seguir, depoimentos de padres, bispos e família, que demonstram amizade, afeto, respeito e admiração por sua trajetória.

Depoimentos

Agradeço a bondade de Deus que olhou para nosso querido Dom Levi, desde o seio materno, e deu-lhe o dom da vocação sacerdotal, chamando-o para o seu serviço e confirmando esse chamado com a missão do episcopado. Sua afabilidade, seu zelo, seu comprometimento, sua insuperável disposição para o trabalho são o testemunho da presença de Cristo entre nós, amando e servindo o seu povo. Agradeço o privilégio desta convivência, nestes 4 anos, tempo de aprendizado em Goiânia. O senhor, Dom Levi, como Jesus no seu tempo, também nos questiona, nos encanta e nos motiva com sua simplicidade, sua doação, seu serviço discreto e indispensável, a sermos melhores e mais santos. Obrigado pelo seu sim e por seu testemunho.

Dom Moacir Silva Arantes
Bispo Auxiliar de Goiânia

Neste 15 de setembro, quando se comemora os 25 anos de sua ordenação sacerdotal, nós, da família Bonatto, pedimos a Deus que lhe dê sempre muita força, coragem e, principalmente, saúde, para conduzir este trabalho de evangelização. Que este Jubileu de Prata renove sua vida e seu ministério, que Deus o proteja e abençoe. Parabéns pelos 25 anos de sacerdócio!

Nelson Bonatto
em nome também de sua mãe, irmãos e de todos da família Bonatto

Querido Dom Levi, como coordenador do Clero da Arquidiocese de Goiânia, parabenizo-o pelo intenso e fecundo sacerdócio, uma vocação que se renova a cada dia. Que o senhor continue sendo um fiel mensageiro da Palavra de Deus e que ele lhe dê sempre muita força, saúde e coragem para que possa continuar conduzindo este trabalho com a generosidade e com o desprendimento que possui. Que Nossa Senhora Auxiliadora esteja sempre com o senhor.
Pe. Carlos Gomes
Pároco da Paróquia N. Sra. Auxiliadora, Catedral Metropolitana

Nesta data tão significativa, em que comemoramos o jubileu de ordenação sacerdotal de Dom Levi Bonatto, gostaria de recordar brevemente alguns momentos da sua trajetória profissional, anteriores à sua ordenação sacerdotal, talvez pouco conhecidos.
Durante uma temporada foi locutor da então famosa Rádio Tapajós. Vê-se que até hoje a sua impostação de voz ressoa nos modernos meios de comunicação da Arquidiocese.

Tive o privilégio de conhecê-lo no início dos anos 1980, na época em que, formado em Economia, trabalhou vários anos como gerente do então Banco Real, em diversas agências em Curitiba e, depois, em São Paulo.
Deus serviu-se de sua experiência profissional para que, posteriormente, com a vocação sacerdotal, pudesse exercer um dilatado trabalho de formação e de direção espiritual com muitíssimos leigos e sacerdotes. Venho unir-me às ações de graças a Deus pelo seu jubileu sacerdotal e por estes seis anos de ministério episcopal a serviço da Arquidiocese de Goiânia.

Dom Carlos Lema Garcia
 Bispo Auxiliar de São Paulo

Caro Dom Levi, receba meus sinceros votos de feliz Jubileu de Prata Sacerdotal. Parabéns! Conte sempre com minha oração por sua vida sacerdotal. Tenha certeza de minha admiração e estima.

Pe. André Luís Buchmann de Andrade
Paranaguá – Paraná

Caríssimo Dom Levi, não poderia deixar de cumprimentá-lo por ocasião do seu jubileu. Esteja certo de que comemorar os 25 anos do seu sacerdócio é motivo de profunda alegria e ação de graças para mim e para todos os que o conhecemos. Peço a Deus que o abençoe com graças cada vez mais abundantes, para que o seu sacerdócio, tão fecundo, dê frutos ainda mais saborosos.

Pe. Rafael Stanziona
Brasília – Distrito Federal