Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. O Tabernáculo (Sacrário)

10/08/2020

O Tabernáculo (Sacrário)

Série Espaços Litúrgicos - Parte 06

O Tabernáculo (Sacrário) - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na formação passada falamos sobre a cadeira presidencial e as outras cadeiras. Na Série Espaços Litúrgicos de hoje, vamos falar sobre o Tabernáculo, mais conhecido como Sacrário. O Tabernáculo é o lugar de depositar a Eucaristia para levá-la aos doentes. Ele é colocado “em um lugar de honra da Igreja, suficientemente amplo, visível, devidamente decorado e que favorece a oração” (IGMR, 314). O Tabernáculo é feito de um material solido, inviolável, inamovível e, ao colocar o Santíssimo Sacramento, deve ser fechado de tal modo que evite o perigo de profanação (IGMR, 314). Não é permitido Tabernáculo transparente (IGMR, 314).

 

Quanto ao lugar do Tabernáculo “é preferível, pois, a juízo do bispo diocesano, colocar no presbitério, fora do altar da celebração, na forma e no lugar mais conveniente” (IGMR, 315). Pode ser colocado, também, “numa capela apropriada para adoração e oração privada dos fiéis, que esteja organicamente ligada com a Igreja e visível aos fiéis” (IGMR, 315b). Esse espaço apropriado nós chamamos de Capela do Santíssimo. “Conforme antiga tradição, mantenha-se perenemente acesa uma lâmpada especial, junto ao tabernáculo alimentada por óleo ou cera, pela qual se indique e se honre a presença de Cristo” (IGMR, 316). Ao chegar à Igreja, visite a Capela do Santíssimo!

 

*IGMR Instrução Geral do Missal Romano 

Pe. José Luiz da Silva
Reitor do Seminário São João Maria Vianney

 

 

Série Espaços Litúrgicos: 

O Presbitério - Parte 01

O Altar - Parte 02

Mesa da Palavra (Ambão)  - Parte 03

A Cruz - Parte 04

Cadeirapara o sacerdote, celebrante e outras cadeiras - Parte 05

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar