Você está em:
12/05/2025
Caminho das Sete Igrejas: Peregrinação de Fé e Esperança

No sábado, 10 de maio, nossa Arquidiocese viveu um momento especial com a realização da 2ª edição do Caminho das Sete Igrejas, celebrando o Jubileu da Juventude. Neste ano, o percurso foi de quase 11 quilômetros, iniciando na Paróquia São Judas Tadeu e finalizando no Santuário Basílica Sagrada Família. A iniciativa, proposta pelo Setor Juventude, com a colaboração da Pastoral Vocacional, reuniu crianças, jovens, adultos e idosos. Além da participação de nosso arcebispo, Dom João Justino, e dos bispos auxiliares, Dom Danival Milagres e Dom José Roberto.
A jornada começou na Paróquia São Judas Tadeu, onde os participantes receberam a Bênção de Envio concedida por Dom João Justino. Neste momento, nosso arcebispo trouxe palavras de encorajamento: “Vós saís hoje em peregrinação, não apenas com os pés, mas com o coração. Este é um caminho de fé, de escuta, de conversão e de comunhão. Ao atravessar as ruas e visitar as igrejas, levai convosco o espírito de oração, de silêncio interior e de louvor. Que cada passo vos aproxime mais de Cristo, e que cada igreja visitada seja um altar vivo de encontro com o Senhor. Que o vosso testemunho nas ruas da nossa Capital seja sinal da juventude que crê, que caminha, e que se levanta como Peregrinos de Esperança!”
Ao longo do percurso, cada parada reservou um momento especial. A primeira ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde os peregrinos participaram de um Momento Mariano, fortalecendo sua devoção e espiritualidade. Em seguida, a caminhada seguiu até o Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde foi celebrada Santa Missa, presidida por Dom João Justino. Logo após, houve momento de Adoração, seguido por uma procissão com o Santíssimo e oração do Santo Terço pelas ruas de nossa cidade.
Na Paróquia São Cristóvão, quarta igreja do caminho, Dom Danival conduziu a Bênção do Santíssimo. Durante o momento, ele pediu que as pessoas rezassem pelos seus sonhos, projetos e vocação. Também rezou pelos enfermos, irmãos de rua e idosos, além de incentivar cada um a rezar por sua família. Continuando a peregrinação, os participantes seguiram para a Capela Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, quinta igreja do caminho. Nesta parada, houve um momento de oração e a entrega de medalhas abençoadas de Nossa Senhora.
O trajeto continuou até a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos. O pároco, padre Sílvio Rogério Zurawski, fez uma reflexão sobre Nossa Senhora. “Que ela, primeiro, nos ensine. Depois, que ela nos auxilie nas tristezas e nas tribulações. E, principalmente, nos desperte para a alegria, para a esperança de sermos servos e servas fiéis, que escutam a palavra, guardam no coração e respondem com fé e fidelidade”.
Nessa paróquia, também houve uma apresentação musical das irmãs do Instituto Sagrado Coração de Jesus, além de dois testemunhos vocacionais. O primeiro foi com a irmã Janiele, e o segundo com o padre José Luiz. Antes de retomarem a peregrinação, os participantes receberam um boton como lembrança da 2ª do Caminho das Sete Igrejas.
O final do caminho se encerrou no Santuário Basílica Sagrada Família, onde bênçãos individuais foram concedidas pelos bispos e padres presentes. E para encerrar este dia de profunda espiritualidade, os participantes foram agraciados com um show católico, marcando o fim do evento.