4. Dom Washington Cruz reza em sufrágio de padre e bispos falecidos, vítimas da covid-19

28/07/2020

Dom Washington Cruz reza em sufrágio de padre e bispos falecidos, vítimas da covid-19 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia 19 de junho, a Igreja celebrou o 16º Domingo do Tempo Comum. A Santa Missa do meio-dia, como de costume, foi presidida, na Catedral Metropolitana de Goiânia, pelo nosso arcebispo, Dom Washington Cruz. Dessa vez ele celebrou com um sentimento de pesar, pelo falecimento do padre Fiorenzo Bertoli.

Por causa da pandemia, o arcebispo tem celebrado a Santa Missa sem a presença do povo e com transmissão ao vivo da PUC TV, Rádio Difusora Pai Eterno e pelas redes sociais da Arquidiocese de Goiânia. Por ocasião do falecimento do padre Fiorenzo, Dom Washington convidou os padres Cônegos Regulares da Imaculada Conceição, que fazem parte da mesma congregação do falecido padre, para participar desta celebração em sufrágio de sua alma.

Padre Fiorenzo Bertoli era pároco em Brazabrantes (GO). Ele foi infectado pela covid-19, em 15 de julho de 2020 celebrou a Páscoa definitiva com 72 anos de idade, 54 anos de vida religiosa, 45 anos de sacerdócio e 36 anos de missão no Brasil.

“Ele deixa a memória de um ‘pastor com cheiro de ovelhas’ e de um confrade humilde e prestativo, dedicado ao trabalho e à oração, sempre disponível para escutar e ter amizades fraternas. Que o Senhor conceda descanso eterno em seu Reino a essa incansável testemunha do Evangelho”, disse Dom Washington.

O arcebispo lembrou também do cardeal Zenon Grocolewski, prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica, que faleceu na sexta-feira, 17 de junho. O cardeal tem seu nome gravado na história da PUC Goiás, já que foi ele quem concedeu o título de Pontifícia à Universidade Católica de Goiás, como lembrou Dom Washington. “O cardeal, a quem tivemos o prazer de receber em nossa PUC Goiás, foi um homem dedicado à educação e, como Prefeito da Congregação para a Educação Católica, empenhou-se para a evangelização através da educação. Deixa-nos um legado para seguirmos firmes e fortes na realização da nossa missão, sobretudo em tempos tão difíceis como o que vivemos.”

Dom Washington rezou pela alma de Dom Henrique Soares, bispo da Diocese de Palmares (PE), que também foi vítima da covid-19, falecido no dia 18 de julho.

Por :Marcos Paulo Mota