4. A “alegria do Evangelho” e a pandemia: diário em uma favela de Buenos Aires

25/05/2020

A “alegria do Evangelho” e a pandemia: diário em uma favela de Buenos Aires

No dia da publicação da Mensagem do Papa às Pontifícias Obras Missionárias, foi lançado o e-book “Quarentena” de Alver Metalli, com o prefácio de Francisco. O autor fala sobre a vida e as esperanças em uma das favelas de Buenos Aires

A “alegria do Evangelho” e a pandemia: diário em uma favela de Buenos Aires - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“A leitura deste Diário fará bem a todos nós” escreve o Papa Francisco no prefácio do ebook “Quarentena” de Alver Metalli, lançado pela editora San Paolo: anotações, histórias, pensamentos sobre a pandemia vivida em “La Carcova” uma grande favela da periferia de Buenos Aires.  O Diário narra realidades de dor e marginalização, juntamente com a ação caritativa da comunidade cristã para aliviar os terríveis efeitos da Covid-19 sobre a população. O isolamento também significou o fim dos empregos precários que proporcionavam uma renda mínima para as pessoas da favela, que agora estão lutando para atender suas necessidades básicas, começando pela alimentação.

A Paróquia de São João Bosco, contando com muitos voluntários, é capaz de proporcionar 2500 refeições por dia e um abrigo seguro para os idosos, os mais vulneráveis ao vírus, para limitar o risco de infecção. A história de Metalli é pungente, escrita com sensibilidade e sem retórica por um dos correspondentes mais apreciados da América Latina nas últimas décadas. O envolvimento do autor não é apenas o de um repórter: “Seis anos atrás escreve o Papa no prefácio ele deixou sua bela casa em um bairro residencial de Buenos Aires para ir morar nos barracos de La Carcova”. Ele o fez porque se sentiu atraído pelo testemunho do Padre Pepe e sentiu que desta forma poderia realizar melhor, com alegria, sua vocação cristã, amadurecida na escola espiritual de Dom Giussani e seus Memores.

Para expressar o sentido da experiência cristã narrada no Diário, o Papa cita uma das canções mais populares e profanadoras do compositor italiano Fabrizio de André, “La Città vecchia”. Estas são as palavras de Francisco:

Os versos de um cantor-compositor italiano, Fabrizio de André, falam de bairros infames “onde o sol do bom Deus não dá seus raios” porque está muito ocupado “aquecendo o povo de outros bairros”. Este livro nos mostra como através do dom do testemunho não há área, por mais obscura que seja, onde um raio do bom Senhor não chegue para aquecer alguns corações e iluminar vidas que de outra forma seriam invisíveis.

Dirigindo-se simbolicamente ao grande cantor-poeta Francisco pode portanto afirmar com plácida certeza, sem recorrer a argumentos teológicos, mas com base num relato honesto da realidade, que o sol do bom Deus dá hoje os seus raios a “La Carcova” e naqueles lugares mais escuros da humanidade onde “graças ao dom do testemunho” Cristo volta à vida. Por pura coincidência o ebook (em versão italiana e espanhola) foi lançado no dia em que a importante Mensagem do Santo Padre às Pontifícias Obras Missionárias foi publicada. Uma verdadeira bússola para aquela “alegria do Evangelho” que o Papa traz de volta à surpreendente ação da Graça que persuade os corações, não com propaganda vazia, mas atraindo-os para o único Salvador, com mais humanidade.

Vatican News