4. Emissoras intensificam transmissão das missas durante programação televisiva

24/03/2020

Emissoras intensificam transmissão das missas durante programação televisiva

Confira os horários das missas

Emissoras intensificam transmissão das missas durante programação televisiva - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em meio à pandemia do coronavírus, as emissoras de inspiração católica intensificaram as transmissões da Santa Missa durante a programação televisiva. Muitas delas, como é o caso da Rede Século 21, montaram uma nova grade de programação para atender todos aqueles que estão em casa neste momento.

O propósito de iniciar um novo horário para a celebração já é algo que o presidente da Associação do Senhor Jesus, padre Eduardo Dougherty, almejava, mas foi em meio à crise pandêmica do coronavírus que veio a inspiração de colocar o plano em prática com urgência. “As pessoas estão precisando de oração, estão precisando falar com Jesus. Enfrentamos tempos difíceis e o que nos deve mover é a fé”, destacou.

Ferramentas nas redes sociais também têm colaborado para a aproximação das dioceses, paróquias e comunidades com os cristãos leigos que se encontram em quarentena devido à pandemia do coronavírus. Uma delas é a transmissão ao vivo de missas e momentos de oração que tem servido de consolo e esperança nesses tempos difíceis vividos pelo mundo inteiro.

Neste sentido, a Pastoral da Comunicação Nacional montou um guia (clique aqui) no qual é possível encontrar os passos para se fazer uma transmissão ao vivo ou publicar um vídeo em várias páginas no Facebook ao mesmo tempo sem a necessidade de compartilhamento, a chamada “Publicação Cruzada”, uma maneira simples de usar um mesmo vídeo, ao vivo ou não, em várias páginas.

A arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina, utilizou deste recurso no último domingo, 22 de março, através de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação e a Pascom.

A arquidiocese realizou a transmissão ao vivo da Santa Missa, presidida por dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo metropolitano, em páginas no Facebook de vinte e duas paróquias e também nas páginas das Pastorais, Movimentos e do regional Sul 4 da CNBB, atingindo mais de 14 mil visualizações.

De acordo com Fabíola Goulart, jornalista e assessora de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, nestes tempos de pandemia, esta ferramenta facilitou o alcance da voz da Igreja na região e a unidade entre os fiéis. “A experiência foi muito positiva. O objetivo foi despertar o sentimento de unidade nos fiéis da arquidiocese neste tempo de isolamento, e conseguimos. Através dessa ferramenta, realmente testemunhamos o que o Papa Francisco nos disse em uma de suas cartas: quem comunica faz-se próximo. Mais do que nunca a Igreja de Florianópolis quer fazer-se próxima de cada um neste momento desafiador”, destacou a assessora.

Confira os horários das missas

Rede Século 21

As Santas Missas serão transmitidas de segunda a sexta-feira às 7h45; 11h30; 15h15; 19h30. No sábado  às 7h45; 11h30; 19h30. No domingo às 10h e 16h.

TV Aparecida

Domingo – 8h, 12h, 18h e 21h30
Segunda a sexta-feira – 6h45, 9h, 12h, 18h e 22h15
Sábado – 6h45, 9h, 12h, 18h e 22h30

TV Horizonte

As Missas podem ser acompanhadas de segunda a sexta-feira às 9h e 15h. No sábado às 15h, e no domingo às 8h e às 15h.

TV Milícia da Imaculada

Todos os dias às 7h.

TV Evangelizar

Domingo – 8h e 18h