4. Celebrar e Rezar em Tempo de Pandemia

Celebrar e Rezar em Tempo de Pandemia

Subsídio preparado pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Itália

Celebrar e Rezar em Tempo de Pandemia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A inédita impossibilidade de celebrar em assembleia a Eucaristia – fonte e cume da vida cristã (cf.  SC  10) –, não coincide contudo com a impossibilidade de entrar em comunhão com o Senhor e o seu mistério de salvação. Efetivamente, Ele prepara para o seu povo a mesa do Pão da Vida mas também a da Palavra, porque Cristo "está presente na  sua  palavra,  sendo Ele  que  fala  quando  na  Igreja  se  lê a sagrada Escritura" (SC  7). Além disso, Ele, assumindo a natureza humana, uniu a si toda a humanidade e a asso ciou a si ao elevar ao Pai aquele hino de louvor perene cantado nas moradas celestiais.

A oração, em particular a da Liturgia das Horas, é efetivamente autêntico exercício do sacerdócio de Cristo, no louvor e na intercessão pelo mundo inteiro (cf.  SC  83). Para favorecer a escuta orante da Palavra de Deus, conduzidos pela mão da liturgia da Igreja e pelo caminho do Ano litúrgico, é oferecido este subsídio, que de semana em semana será enriquecido com textos e reflexões.

Para cada  domingo propor-se-á uma  ficha para  a oração e  a reflexão  pessoal ou  familiar  em sintonia  com a liturgia do dia. Serão também oferecidos outros textos para a oração. Sugere-se, desde já, a utilização da Liturgia das Horas, usufruindo – se se considerar oportuno – da App iBreviary que é possível descarregar gratuitamente na versão portuguesa e que disponibiliza todos os textos oficiais para tal necessários e outros ainda como as leituras da Missa de cada dia e orações variadas.

Clique aqui baixe o seu subsídio de oração.