4. Setor Juventude realiza Lectio Divina

21/02/2020

Setor Juventude realiza Lectio Divina

Jovem eu te digo, levanta- te (Lc 7,14)

Setor Juventude realiza Lectio Divina - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Durante todos os sábados da Quaresma, o Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia realiza a Lectio Divina que, do latim, significa Leitura Divina e se baseia em realizar uma leitura orante da Palavra de Deus, numa prática de oração, reflexão e contemplação. A Lectio se chama assim porque Deus é o autor da Palavra e o Senhor que me fala por meio dela. Seu fundamento é clamar o Espírito Santo para nos dar a capacidade da interpretação que a própria Igreja faz para nós, a fim de colocá-la em prática.

A Lectio proporciona momentos que levam os participantes à intimidade com Deus, por meio das músicas, do momento de oração silenciosa, da escuta da Palavra, da possiblidade de se reconciliar com Deus por meio do Sacramento da Confissão e das reflexões feitas pelo orientador. A proximidade com Deus, com os Sacramentos e com a liturgia leva-nos a viver intensamente a Quaresma e, de uma forma mais profunda, a Semana Santa. Esse modelo de oração auxilia na boa vivência desse tempo forte da Igreja.

O que diz a Palavra em sua essência? O que diz a Palavra segundo a cultura e as características próprias daquela época? E o que ela diz para mim aqui e agora? Ainda, o que a Palavra diz para me orientar em minha vida e em minha história? Com uma leitura atenta, essas questões aparecem, alimentando-nos do que Deus fala, por meio da meditação. Esse momento leva os participantes a pensar sobre a própria vida e provoca a aplicação da Palavra no cotidiano. A oração em silêncio leva a Deus, que diz o que aquele texto transmite. Por fim, contemplando o Senhor, abre-se no coração de cada um o convite a crescer espiritualmente, praticando ações que revelam o amor de Deus e renovam a fé nele.

A realização da Lectio Divina no período da Quaresma foi introduzida em nossa Arquidiocese em 2007, pelo arcebispo Dom Washington Cruz, sendo uma grande preparação para a Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) e para a Semana Santa. Nasceu como uma resposta de um encontro de catequese do bispo com os jovens, para assim também se alimentarem do ministério episcopal. Ao final das celebrações, um símbolo relacionado ao tema do dia é entregue aos participantes. Depois, é realizado um lanche partilhado, que permite a interação dos jovens.

Neste ano, o tema para reflexão é “Jovem, eu te digo, levanta-te” (Lc 7,14), e prepara os jovens para a Jornada Arquidiocesana da Juventude, que acontece no Domingo de Ramos, dia 5 de abril, e trabalhará o mesmo tema. A JAJ trata-se de um grande evento que envolve os diversos movimentos e grupos juvenis da Arquidiocese de Goiânia, em momentos de convivência e espiritualidade, motivando esses jovens para o evento mundial, que se realizará, em 2022, na cidade de Lisboa, Portugal.

Apesar de a Lectio Divina ser focada na juventude, o evento é aberto a toda a comunidade e, durante a celebração, ocorre também atendimentos de orientação vocacional e confissões. As celebrações, que chegam a reunir cerca de 700 pessoas, neste ano, ocorrem nos sábados de 29 de fevereiro a 4 de abril, sempre às 19h30, na Paróquia Universitária São João Evangelista, sob a orientação de Dom Moacir Silva Arantes.

Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia