4. II Encontro Arquidiocesano de Corais

II Encontro Arquidiocesano de Corais

Encontro é realizado na Paróquia Imaculado de Maria

II Encontro Arquidiocesano de Corais - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O II Encontro Arquidiocesano de Corais aconteceu, no último dia 23, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, e reuniu 11 grupos. A iniciativa, que começou em 2018, visava, simultaneamente, celebrar o dia do músico, por ocasião da memória da mártir Santa Cecília, e congregar os diferentes grupos corais constituídos em toda a Arquidiocese de Goiânia.

Neste ano, as músicas apresentadas foram organizadas ao redor do tema: Maria na História da Salvação.  A organizadora do encontro, Leonice Ângela (coordendora de Canto Litúrgico), explicou ainda um pouco mais sobre as canções exibidas: “cada grupo cantou duas músicas diretamente ligadas a um dos momentos da participação de Maria na história da nossa fé, desde a sua Imaculada Conceição, passando pelo Parto Virginal, até a Assunção e Coroação”.

Leonice Ângela falou também sobre a relevância do encontro de corais para a arquidiocese. “O encontro é importante para consolidar a prática do canto coral nas comunidades da arquidiocese. Embora o Concílio Vaticano II tenha resgatado a participação da assembleia nos cantos, isso nunca significou abolir o coral na comunidade. E, quando falamos em coral, nos referimos a grupos com várias vozes simultaneamente. O encontro também é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho de todos os que se dedicam à evangelização por meio do canto e da música.”

O arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Washington Cruz, disse que o encontro de corais enriquece a prática dos cantos litúrgicos e parabenizou os presentes. “Eu sou um grande apreciador do canto litúrgico. As pessoas pensam que podem cantar qualquer coisa na Igreja, porém, o canto litúrgico tem um fundo bíblico. Eu agradeço a Deus e a vocês que se dedicam para que a liturgia seja realmente um grande hino de louvor.”

Marilurdes de Andrade, regente do Coral Litúrgico da Vila Nova, o coral mais antigo que se apresentou e que hoje conta com 22 integrantes, explicou sobre a importância desse encontro para os corais. “A gente se abastece, colocando esse nosso dom a serviço da música, porque a música nos renova, nos transforma e nos coloca em sintonia com Deus.” A regente ressaltou ainda que para se apresentar houve uma preparação de aproximadamente dois meses.

O agregador do coral Nossa Senhora da Visitação, Carlos Donizete, coral mais recente que se apresentou neste encontro, ressaltou a importância do evento para o grupo. “Para nós, foi uma honra muito grande porque somos da periferia. Aparecida de Goiânia é uma realidade dura, difícil. Então, trazer um trabalho como esse, para nós, é fascinante”, disse. Carlos Donizete explicou como foi o nascimento do grupo. “Nós somos um coral interparoquial composto por pessoas de várias comunidades de algumas paróquias que, no decorrer do ano litúrgico, servem com suas equipes nas celebrações eucarísticas. Unimos um pequeno grupo antigo que prepara Cantatas de Natal às pessoas que participaram de oficinas musicais (sobretudo trabalhando técnica vocal), criadas no início deste ano.” Ele falou ainda que a principal dificuldade que se tem em um trabalho como esse é reunir as pessoas.

Ao final do II Encontro Arquidiocesano de corais, todos os grupos se reuniram para apresentar a canção Coração Imaculado de Maria, escrita pelo compositor José de Acácio Santana, com regência de José Reinaldo Martins Filho.

Surpresa

Além de organizadora do encontro de corais, Leonice Ângela também regeu o Projeto Meu Canto é o Nosso Canto, desenvolvido na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Apesar de ser um projeto com foco no estudo de noções básicas de técnica vocal e partitura musical para a prática pastoral, Leonice lançou o desafio aos seus alunos (pertencentes não só a esta paróquia, mas a muitas outras) de assumirem o repertório de um dos grupos do Encontro de Corais que teve um imprevisto há poucas semanas do evento.

Suzany Marques