4. Nossa Senhora de Fátima em Goiânia

21/10/2019

Nossa Senhora de Fátima em Goiânia

Goiânia é presenteada com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima em Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nossa Senhora apareceu em Fátima, Portugal, a três pastorinhos. Lúcia Santos, a mais velha do trio, que se tornou religiosa e viveu até 2005, e os irmãos Jacinta Marto e São Francisco Marto, que foram canonizados em 2017, pelo papa Francisco, por ocasião do Centenário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima. A imagem que visitou Goiânia é a de número três. Ao todo , são 13 imagens peregrinas que rodam o mundo deixando a mensagem de paz e o pedido de Nossa Senhora para que rezem o Santo Terço.

A Arquidiocese de Goiânia recebeu, no dia 9 de outubro, por intermédio do Santuário Sagrada Família, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A imagem foi acolhida, no Aeroporto Santa Genoveva, pelo reitor do Santuário Sagrada Família, padre Rodrigo de Castro. Centenas de fiéis participaram do momento.

Pe. Rodrigo de Castro com a imagem peregrina, na chegada do aeroporto

A imagem percorreu as ruas da capital em uma carreata em carro aberto, saindo do aeroporto. Foi transportada no caminhão do Corpo de Bombeiros de Goiás, com a intenção de abençoar toda a cidade e a população de Goiânia, até o Santuário Sagrada Família, onde foi exposta durante todo o dia.

Foram celebradas, ao todo, cinco missas no Santuário com a presença da imagem. A primeira foi presidida pelo padre Vitor Simão. A igreja, localizada na Vila Canaã, ficou repleta de fiéis que foram participar das celebrações neste dia especial. Padre Vitor, em sua homilia, falou sobre o Coração Imaculado de Maria. É no coração da mãe, segundo ele, que são acolhidas todos os nossos sofrimentos. “O Coração materno e Imaculado de Nossa Senhora é tão grande que nele cabe todas as nossas dores e angústias e, confiantes nesse coração tão grandioso no amor, devemos ter fé e esperança em Nossa Senhora, pois somos atendidos quando pedimos ao Filho com a intercessão da Mãe.”

Padre Vitor citou ainda palavras de Santo Afonso Maria de Ligório sobre Nossa Senhora – “Que nenhum filho de Nossa Senhora se perca”, ao falar do carinho que Maria tem por cada um dos seus filhos.

A primeira missa foi presidida pelo Pe. Vitor Simão

Os padres André Luiz, Erasmo Silva, que trabalham no Santuário, e o padre Luiz Henrique Brandão, diretor do Colégio Família de Nazaré, também presidiram celebrações no Santuário neste dia.

A última e solene celebração foi presidida por Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia; concelebrou o reitor do Santuário, padre Rodrigo, e os padres André Luiz e Erasmo Santos, que trabalham com o reitor. Foi Dom Levi quem acolheu o pedido do reitor do Santuário para trazer a visita da imagem para Goiânia. Em sua reflexão, o bispo explicou que tudo na nossa vida deve ser segundo os planos de Deus, planos esses que, às vezes, são inesperados. “A nossa vida deve ser sempre segundo a vontade de Deus, é ele quem nos guia. Sabemos que seus planos são inesperados e, por isso, tocam o nosso coração. Aquilo que é sempre programado nem sempre tem resultado, todavia, os encontros inesperados com Deus e com Maria é que fazem a nossa transformação”, sublinhou.

Dom Levi Bonatto abençoando imagem de N.S. de Fátima, a pedido de uma leiga

Durante todo o dia, cerca de 40 mil pessoas emocionadas passaram pelo Santuário para fazer suas orações e pedidos à Mãe do céu.

Neste ano, a imagem peregrina já percorreu mais de 70 países da Europa, da América do Norte e da América do Sul. Padre Rodrigo de Castro explicou que não estava prevista a vinda da imagem. “Foi um presente de Deus para a nossa Igreja de Goiânia ter a imagem de Nossa Senhora no meio de nós. Agora, temos que agradecer a Deus esse presente e as coisas maravilhosas que Ele realizou na vida de muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima.”

Padre Vitor Simão comentou a surpresa de receber a visita em uma semana mariana. “Para nós, é uma grata surpresa e um carinho de Deus por meio de Nossa Senhora, ainda mais nessa semana tão mariana, em que celebramos, no dia 7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário. Recebemos a visita de Nossa Senhora de Fátima e celebramos, no dia 12, a Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.”

Depoimentos

"A Santa Missa foi muito especial. Pude ver e estar com a imagem, mas sentindo a real presença de Nossa Senhora de Fátima. Foi um momento ímpar, de muita emoção, e eu não me contive. Fiquei muito feliz."
 Maria de Jesus, 41 anos
Auxiliar de escritório – Paróquia Cristo Rei, St. Garavelo

"Ter a graça de estar no mesmo ambiente que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima é uma honra. Tão bela, singela e mãe, trouxe-me uma paz inexplicável. Nossa Senhora me lembra que um dos meios de chegar ao Pai é por meio de sua intercessão, nossa devoção a ela e ao Santo Rosário." Luana Moreira Trindade, 24 anos Jornalista – Paróquia São João Batista, Aparecida de Goiânia

"Quando entrei no Santuário, vi a imagem e olhei em volta tantos rostos emocionados, tantas súplicas, pedidos e agradecimentos feitos à Mãe. Foi uma experiência incrível de fé e amor. Para mim, foi muito bom ter conseguido vê-la e estar na sua presença. Realmente foi algo maravilhoso e a Santa Missa foi muito bonita. Fiquei feliz em ver tantos devotos, jovens, idosos, crianças amando-a e respeitando-a."
José Paulo de Castro Neto, 21 anos
Vendedor – Santuário Sagrada Família, Vila Canaã