Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

08/10/2019

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida Padroeira do Brasil

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nos dias 18 a 23 de setembro, a Arquidiocese de Goiânia, em unidade, peregrinou pela 16ª vez ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foi um bonito momento de comunhão entre os fiéis e manifestação de amor à Mãe Aparecida, que se expressa também em nossas comunidades, no próximo dia 12 de outubro, Solenidade da Padroeira do Brasil

 

Fé e devoção
A Igreja de Goiânia aos pés de Nossa Senhora Aparecida

 

No próximo sábado, 12 de outubro, a Igreja celebra a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A festa acontece semanas após a Arquidiocese de Goiânia concluir sua 16ª Romaria a Aparecida (SP), que aconteceu de 18 a 23 de setembro. Ainda imbuída da graça da Padroeira, a nossa Igreja particular convida o povo de Deus a fazer crescer esta bonita peregrinação que acontece todos os anos e expressa comunhão e devoção das nossas comunidades à Mãe de Deus.

Nas vésperas deste dia 12, o reitor do Santuário Sagrada Família e coordenador da Romaria Arquidiocesana, padre Rodrigo de Castro, nos convidou a rezar à Mãe Aparecida, pedindo suas graças. Ele destaca que, em nossas casas e na Igreja, devemos pedir as bênçãos de Nossa Senhora, pois ela está sempre a amparar seus filhos. É assim que devemos viver este dia da Padroeira. “Nossa Senhora Aparecida continua manifestando seu amor na vida de tantas pessoas. Como é bom ver o cuidado e o zelo da Mãe e como os devotos têm tido esse alcance da graça de Deus em suas vidas. No Santuário da Mãe, em Aparecida (SP), nós somos acolhidos, somos amados e nos sentimos amparados pela Virgem, mas ao celebrar este dia 12 em nossas comunidades, precisamos renovar nossas esperanças nesta feliz certeza dos céus, pois ela continua a interceder por nós e por nosso país que tanto precisa da sua graça”, afirmou.

Padre Rodrigo salientou que Deus continua falando conosco na vida e na história do nosso povo brasileiro e a romaria é ocasião propícia para escutar sua voz. Neste ano, a romaria teve a participação de mais de mil romeiros de 21 paróquias da Arquidiocese e algumas paróquias tiveram muita adesão de romeiros. Vários padres recém-chegados na Arquidiocese não conseguiram levar romeiros, mas foram por conta própria, atendendo, assim, ao pedido do nosso arcebispo Dom Washington Cruz. “É desejo do arcebispo que a romaria possa crescer com a participação dos fiéis da nossa Arquidiocese. Neste ano, conseguimos alcançar um número maior e todo o esforço do arcebispo é para que possamos aumentar ano após ano. Em 2019, tivemos muitas paróquias participando do espírito da romaria”, comentou.

Beleza da Romaria a Aparecida

Os belos momentos da Romaria a Aparecida são muitos, entre eles, padre Rodrigo destacou o encontro do romeiro com a imagem da Mãe Aparecida, o adentrar no Santuário Basílica da Padroeira do Brasil pela primeira vez e a devoção. Ele salienta também que a romaria possibilita momentos de dignidade para cada romeiro. “Há muitas alegrias por trás da romaria que só experimenta quem participa: como a dignidade do passeio, da vida comunitária, de estar em família, de estar em um bom hotel, de poder conhecer o mar, de viajar de avião, e isso é possível para as mais variadas classes sociais e faixas de idade.

 

Muitas crianças, jovens e idosos estiveram conosco; muitas pessoas que, às vezes, têm apenas esse momento para fazer uma viagem. Esse é o carinho da Igreja para com os idosos, para com aquele que talvez, por um motivo ou outro, a família não pode viajar, ter um lazer e a experiência de participar de uma romaria, e a Igreja dá essa oportunidade da experiência comunitária”, refletiu o padre.

 

Destaques da Romaria

18/09 – Início

Romeiros são enviados em Santa Missa presidida no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia.

 

19/09 – Percurso

Muitos momentos bonitos foram protagonizados pelos romeiros durante a Romaria a Aparecida (SP), como as longas conversas, as orações do terço, as paradas nas estradas para as refeições.

 

20/09 – Canção Nova

Uma das principais paradas foi em Cachoeira Paulista (SP), onde fica a sede da Comunidade Canção Nova. Foi um momento em que os romeiros aproveitaram para conhecer as dependências do lugar que acostumaram a ver pela televisão, para rezar e render graças a Deus pela romaria.

 

20/09 – Guaratinguetá

Terra de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, primeiro Santo brasileiro. Ali, os romeiros pediram cura das diversas enfermidades, levaram o óleo e as pílulas santas de Frei Galvão e visitaram diversos lugares em que viveu o santo, como a Catedral de Santo Antônio (Sé de Aparecida), monumento mais antigo de Guaratinguetá, em estilo barroco, construído em 1630, onde Frei Galvão foi batizado e celebrou sua primeira missa.

 

21/09 – Aparecida

Nosso arcebispo Dom Washington Cruz celebrou missa na manhã de sábado com os romeiros da Arquidiocese de Goiânia e com todos os romeiros vindos das mais diversas regiões do país. A Santa Missa foi transmitida pela Rede Aparecida, pela TV Pai Eterno e pela Rádio Difusora de Goiânia. “Lembro com carinho das palavras de São João Paulo II ao dizer que aqui pulsa o coração católico do Brasil, para aqui se voltam os anseios da fé e da piedade deste povo brasileiro. Aos pés da Virgem Mãe, apresentamos nossos pedidos e súplicas, certos de que serão apresentados ao Pai das Misericórdias”, disse o arcebispo, em sua homilia. Logo após, ele fez comentários sobre o evangelista Mateus, celebrado naquele dia.

 

22/09 – Campos do Jordão

Considerada um dos principais destinos de inverno do Brasil, os romeiros também visitaram Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, a 173 km da capital São Paulo. Os romeiros visitaram o Mosteiro de São João, das Monjas Beneditinas e os principais pontos turísticos da cidade. A maioria dos romeiros chegou em Goiânia no dia 23 de setembro.

 

Confira a programação do dia 12/10 nas paróquias que levam o título de Nossa Senhora Aparecida em nossa Arquidiocese:

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Inhumas: 18h30 – Procissão/ 19h –Santa Missa
 

Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida – Aparecida de Goiânia: 18h – Procissão/ 19h – Missa Campal  
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Balneário Meia Ponte: 18h – Procissão/ 19h – Santa Missa
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – St. Campinas: 9h – Santa Missa Solene / 19h – Santa Missa e Coroação de Nossa Senhora
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Conjunto Vera Cruz II: 17h – Procissão/ 18h – Santa Missa
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges – Jardim América: 7h, 8h20, 10h e 11h30 – Santa Missa/ 14h – Ofício e Santo Terço/ 17h – Procissão e Santa Missa

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Conjunto Primavera: 18h – Procissão e Santa Missa
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim das Oliveiras – Senador Canedo: 17h30 – Procissão/18h30 – Santa Missa

 

 

Fúlvio Costa

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar