4. Encontro de Secretários (as)

03/10/2019

Encontro de Secretários (as)

Arquidiocese realiza encontro de formação e confraternização para celebrar o dia dos (as) secretários (as)

Encontro de Secretários (as) - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Encontro de secretárias e secretários das paróquias da Arquidiocese de Goiânia foi realizado, no dia 30 de setembro, em comemoração ao dia do (a) secretário (a), no Centro Pastoral Dom Antonio (CPDA).  O evento aconteceu na mesma data em que Igreja celebra o dia de São Jerônimo, um homem de grande cultura, a doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, escritor, filósofo, historiador. Foi ele que traduziu a Bíblia pela primeira vez do hebraico e grego para o latim, a língua falada pelo povo. Sua tradução foi chamada de Vulgata, ou seja, popular.

O papa Damasceno queria uma tradução mais fiel possível do hebraico e do grego para o latim e que, ao mesmo tempo, o povo pudesse compreender. São Jerônimo reunia todas as condições para fazer este trabalho. Ele se tornou, então, o secretário do papa. Por causa disso, temos hoje a Bíblia traduzida para o português e várias línguas. Essas traduções vieram das versões populares de São Jerônimo. Esse Santo é considerado o padroeiro dos (as) secretários (as).

No encontro de secretárias e secretários, o tema de reflexão foi “A compreensão da realidade humana e relações interpessoais”, ministrada pelo psiquiatra Gustavo Amaral Modesto. A reunião teve ainda a presença do bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes, que relembrou a importância do encontro e de olhar para o outro. Ele fez comentários sobre o Evangelho de domingo, refletindo sobre o rico e Lázaro (Lc 16,19-31).

O psiquiatra Gustavo Amaral Modesto iniciou sua palestra falando sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho. “É muito importante a gente ter uma qualidade de vida no trabalho porque é praticamente impossível você ser feliz somente quando chega em casa”, alertou. O psiquiatra salientou ainda que o sucesso ou o fracasso profissional de alguém se dá pelo modo com que ele se relaciona com as pessoas.

Ao final da palestra, o bispo auxiliar Dom Moacir agradeceu a todos os psiquiatras e pessoas que dedicam sua vida para estudar o ser humano. “Todos nós viemos ao mundo para amar e ser amado, cuidar e ser cuidado. Algumas pessoas tomam um caminho pessoal na sua vida profissional de viver o cuidado com os outros”, refletiu ele. Depois, foi servido um coffee break a todos os presentes, para celebrar o dia secretárias e secretários.

Suzany Marques