2. Arquidiocese
  4. São Pedro e São Paulo, pedras fundamentais da Igreja de Cristo

02/07/2021

São Pedro e São Paulo, pedras fundamentais da Igreja de Cristo

São Pedro e São Paulo, pedras fundamentais da Igreja de Cristo - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

No mês de junho que se findou, celebramos vários santos. Santo Antônio, São João Batista, além das devoções ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Pedro e Paulo, que celebramos por último, neste dia 4, não são menos importantes. Pelo contrário, são pedras fundamentais da Igreja de Cristo. Pedro, que era pescador, recebeu de Jesus o nome de Cefas, que significa rocha, após ser apresentado ao mestre pelo seu irmão André.

Pedro tornou-se a rocha sobre a qual Cristo edificou a sua Igreja. Foi um apóstolo ousado, embora tenha cometido muitos erros, inclusive negado a Jesus. O Senhor, no entanto, o escolheu para pastorear o rebanho de Deus. O livro dos Atos dos Apóstolos ilustra seu papel como cabeça visível da Igreja após a Ressurreição e a Ascensão de Cristo.

O primeiro papa foi Pedro, que assegurou a unidade dos discípulos e a verdadeira fé em Cristo. Viveu os últimos anos de sua vida em Roma, onde foi martirizado e crucificado de cabeça para baixo, provavelmente no ano 64. O local onde foi enterrado está hoje a Basílica que leva seu nome, na colina do Vaticano.

O conhecido apóstolo dos gentios – São Paulo, era um fariseu que perseguia a Igreja antes de sua conversão, que ocorreu quando ele estava a caminho de Damasco, quando ouviu uma voz dizendo: “Saul, Saul, por que me persegues? Saulo perguntou: ‘Quem és tu, Senhor?’. A voz respondeu: ‘Eu sou Jesus, a quem estás perseguindo’” (At 9,4-5). Foi batizado em Damasco, três dias depois, e então passou toda a sua vida evangelizando, incansavelmente, no mundo. Paulo foi preso e levado para Roma, sendo decapitado no ano 67. Foi enterrado onde está hoje a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Suas cartas estão incluídas nos escritos do Novo Testamento e, através delas, aprendemos muito sobre sua vida e a fé da Igreja primitiva.

Há evidências de que a celebração dos dois Santos, Pedro e Paulo, acontece no mesmo dia desde o ano 258. Por meio da pregação, ministério e martírio, eles fundaram a Sé de Roma. Santo Agostinho proferiu um sermão no ano de 395, falando sobre a unidade dos dois. “Os dois apóstolos compartilham o mesmo dia da festa, pois esses dois eram um; e mesmo sofrendo em dias diferentes, eles eram como um. Pedro foi o primeiro e Paulo o seguiu. E assim comemoramos este dia santificado para nós, pelo sangue dos apóstolos. Vamos abraçar o que eles acreditavam, sua vida, seus trabalhos, seus sofrimentos, suas pregações e sua confissão de fé”.

Renovando o convite feito por Santo Agostinho, gostaria de dizer que, em tempos exigentes que vivemos, é importante aprofundarmos a fé recebida dos apóstolos, pois ela nos conduz a Cristo e à união com ele. Dessa forma poderemos continuar sendo sal da terra e luz do mundo. São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia