2. Arquidiocese

02/07/2019

Rumo ao Muticom!

Rumo ao Muticom! - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

[...] a revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus” (Mensagem do Santo Padre Francisco, para o XLVIII Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2014)

Está chegando o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação ‒ Muticom 2019, que será realizado de 18 a 21 de julho próximo, com o tema: Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social. Foi com imensa alegria que concordamos em sediar esse encontro em nossa arquidiocese, a pedido da CNBB. Acreditamos que ele terá importantíssimo papel formador e motivador para os que já atuam na comunicação da Igreja no Brasil. Ao mesmo tempo, o Muticom certamente despertará interesse de novos colaboradores para o trabalho na área, assim como dos membros de outras pastorais, de forma a ampliar a divulgação da mensagem salvífica do Evangelho em nossa sociedade.

O tema do Muticom está em consonância com a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, na qual o Santo Padre pede para refletirmos sobre “o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão”. O Papa convida-nos a crescer na compreensão recíproca e não apenas multiplicar conexões virtuais e questiona como poderemos reencontrar a verdadeira identidade comunitária na consciência da responsabilidade que temos uns para com os outros, inclusive na rede on-line

Já na mensagem de 2016, o papa Francisco lembrava que “a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade”, e que “a palavra do cristão visa fazer crescer a comunhão e, mesmo quando deve com firmeza condenar o mal, procura não romper jamais o relacionamento e a comunicação”. Por tudo isso, temos grande esperança nos frutos do Muticom 2019 para nossa Igreja.

Convido os párocos e todo clero arquidiocesano a participar deste encontro e a motivar a participação dos leigos de suas paróquias, sobretudo aqueles que estão engajados nas equipes de Pastoral da Comunicação. É importante lembrar, no entanto, que todas as pastorais são convidadas a participar desse encontro, assim como os grupos e movimentos da Arquidiocese de Goiânia, pela importância dos conhecimentos teóricos e práticos que serão oferecidos em suas conferências e workshops. O local de realização será o Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), que durante o evento será chamado de “Cidade da Comunhão”.

Contamos com toda a Igreja de Goiânia na divulgação do Muticom 2019, para que um grande número de pessoas possa usufruir do conhecimento que nele será compartilhado. Conheça a rica programação do Mutirão Brasileiro de Comunicação e faça sua inscrição pelo site: muticom.com.br

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia